A missão de Bahia e Vasco na temporada 2022 é retornar ao primeiro patamar do Brasileirão. Assim como é também conquistar o pódio da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). No entanto, quem saiu na frente foi o Gigante da Colina, que regularizou a administração na última sexta-feira (26). O Esquadrão de Aço deve apalpar o mesmo caminho, já que está alinhado quase que completamente para vender o seu departamento de futebol para o Grupo City. Ainda assim, o clube carioca assinou o pré-contrato com a 777 Partners há pouco menos de seis meses. Na última semana, registrou a SAF na FERJ e também na CBF, e fará diante do Bahia a estreia do “Vasco SAF”.
Por outro lado, o Tricolor Baiano antecipou algumas passagens e se estruturou de forma mais robusta antes de sacramentar o negócio para vender cerca de 90% da SAF. De um lado, a 777 Partners possui aquisição de outros três clubes mundiais, enquanto o Grupo City soma no cartel 11 agremiações, a exemplo do Manchester City.
O Bahia iniciou as negociações com o Grupo City em setembro do ano passado. Apesar do rebaixamento, as conversas não esfriaram. O presidente Guilherme Belllintani chegou a viajar para a Inglaterra e recebeu a visita de representantes do fundo árabe em Salvador. Em julho deste ano, o Conselho Deliberativo aprovou o acordo com o Banco Opportunity para pagamento de uma dívida que chegou a ser de R$ 114 milhões. Após negociação, houve redução do débito para R$ 35 milhões. A dívida era um impasse para o acordo com o Grupo City.
Em entrevista ao podcast Segue o BAba, Bellintani falou sobre a SAF no Bahia e explicou que o clube já superou duas de três etapas para a conclusão do processo. “A gente divide o tema em três grandes temas. Primeiro a dívida, situação do clube, que está superada. Segundo tema é negocial, de quanto vai ser investido, o papel que a associação vai ter. É o debate do projeto. E o terceiro é o jurídico, escrever tudo. Passamos pelos dois primeiros”, disse Bellintani.
Ele também comparou o projeto de SAF do Bahia com o de outros clubes no Brasil. “Nós não entramos na lógica de estruturação da SAF como outros clubes brasileiros fizeram. Da nossa parte, pensamos em um projeto que seja definitivo no clube. Então não podemos fazer nada às pressas e de maneira desestruturada.”
- Jorginho é demitido pelo Atlético-GO após derrota no clássico goiano
- Mirassol vence o Botafogo-SP e assume liderança do seu grupo na Série C
- Matheus Bahia destaca importância do jogo contra o Vasco: “Tem que ter atenção”
- Bahia perde nos pênaltis e é eliminado da semifinal do Brasileiro Feminino A-2
- São Bernardo e Pouso Alegre conquistam acesso inédito à Série C 2023
- Série C: Mesmo com 10, ABC vence o Paysandu e dispara na liderança
- Vitória não perde há 4 meses fora de casa e é o 2º melhor visitante da Série C
- Vasco perde atacante para duelo contra o Bahia; Veja provável time
- Sanchez admite melhor fase da carreira no Vitória e comenta sobre reencontro com ex-clube
- Burse aponta ponto forte do Figueirense, mas garante Vitória preparado