Buscando se reerguer, Vitória chega aos 123 anos de fundação nesta sexta

Durante esses 123 anos de história, o Vitória soma 29 títulos estaduais e cinco regionais

Foto: Divulgação/Vitória

O Esporte Clube Vitória conquistou mais um ano de vida nesta sexta-feira (13). No dia 13 de maio de 1899, nascia o terceiro clube de futebol mais antigo do Brasil – ficando atrás apenas de Rio Grande-RS e Ponte Preta). Com 123 anos de fundação, o Leão da Barra rugia inicialmente no Corredor da Vitória, a partir de uma reunião da tradicional família Valente, gerida pelos irmãos Artêmio e Arthur, com amigos no casarão dos seus pais.

 

À época estava fundado o “Club de Cricket Victoria”. No entanto, a aposta no futebol aconteceu três anos depois, quando a agremiação passou a ser chamada por Sport Club Victoria. Posteriormente, em 1953, o clube conquistou sua profissionalização. Durante esses 123 anos de história, o Vitória soma 29 títulos baianos e cinco da Copa do Nordeste, o mais recente deles aconteceu em 2010. Além disso, o clube protagonizou um dos momentos de maior destaque em cenário nacional no ano de 2013.

Na oportunidade, o técnico Ney Franco levou o time a conquistar a melhor campanha de uma agremiação nordestina na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. O Leão ficou na quinta colocação, bem próximo da classificação à Libertadores da América.

Por outro lado, em outro sistema de disputa, o Rubro-Negro Baiano alcançou a segunda posição do Brasileirão. No entanto, perdeu a oportunidade do título para o Palmeiras.

Em outra competição nacional, a Copa do Brasil, figurou como vice-campeão em 2010, quando enfrentou o Santos comandado por Neymar. O jogo de ida perdeu por 2 a 0, no Estádio Vila Belmiro, e no de volta, venceu o Peixe por 2 a 1. Neste ano, a projeção da torcida é de uma reviravolta nos resultados da competição com o objetivo de conquistar o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.

Deixe seu comentário!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*