Vitória divulga esclarecimento sobre a transferência do atacante David

Ao todo, o clube ucraniano vai desembolar 1,2 milhão de euros (aproximadamente R$ 7,3 milhões)

Foto: Divulgação/Metalist

O Esporte Clube Vitória publicou oficialmente, na manhã desta segunda-feira (28), um esclarecimento sobre a venda do atacante David ao Metalista, da Ucrânia. Como o antigo acordo contratual acabou sendo desfeito, em função de problemas burocráticos e da guerra entre o país do Leste Europeu e a Rússia, um novo vínculo foi estabelecido:

 

“Considerando essas circunstâncias externas excepcionalíssimas que ocorreram na transação que impediram o pagamento dos valores devidos no prazo previsto ao Vitória, certamente não cabia ao Clube outra hipótese senão a de prosseguir com a transferência do atleta, adimplindo com a sua obrigação contratual como a FIFA determina e aguarda que o FC Metalist cumpra com o pagamento o valor acertado para a transferência do atleta”, diz um trecho da nota oficial divulgada pelo clube baiano.

Mediante as condições das cláusulas anteriores, com exceção do pagamento pela transferência, que, agora, será feito somente em agosto deste ano, o valor da transferência continua conforme acordado anteriormente.

Ao todo, o clube ucraniano vai desembolar 1,2 milhão de euros (aproximadamente R$ 7,3 milhões). Ainda assim, o Leão da Barra vai permanecer com 20% de uma futura negociação do atleta.

Em síntese, David vai ser jogador do Auri-cerúleo, que conta com outros atletas brasileiros, como o meio-campista Derek e o atacante Marlyson.

Dessa vez, se não realizar o pagamento ao Vitória, o Metalist pode sofrer uma punição pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

CONFIRA A NOTA DE ESCLARECIMENTO NA ÍNTEGRA DO VITÓRIA:

Em esclarecimento sobre a transferência do atleta David da Conceição da Hora ao FC Metalist da Ucrânia, o Esporte Clube Vitória vem informar que foi celebrado instrumento particular de venda, na data de 29 de janeiro de 2022.

Conforme dispõe o art. 9.1. do Regulamento de Transferencias da FIFA (FIFA RSTP), a emissão de certificado de transferência internacional (CTI), não pode estar sujeita a nenhuma condição ou prazo (“The ITC shall be issued free of charge without any conditions or time limit”). Portanto deve ocorrer imediatamente após a assinatura do contrato.

O Contrato previa o pagamento 15 (quinze) dias após o envio dos documentos necessários da transação.
Em virtude da condição superveniente da guerra, o Vitória perdeu o contato com o clube ucraniano, até que o FC Metalist nos contatou novamente e apresentou nova proposta para prorrogação do pagamento com vencimento em outra data.

O FC Metalist, em 1º de março de 2022, propondo o pagamento para o mês de agosto de 2022, no mesmo valor estabelecido no contrato original e o imediato envio do ITC à FIFA para transferência dos direitos federativos do atleta.

Como a FIFA obriga aos clubes a transferência imediata dos atletas sob pena de perda dos direitos econômicos e, estando o Vitória respaldado nas determinações e comando do órgão internacional, foi enviado o ITC para a FIFA, como parte do cumprimento do nosso dever.

Considerando essas circunstâncias externas excepcionalíssimas que ocorreram na transação que impediram o pagamento dos valores devidos no prazo previsto ao Vitória, certamente não cabia ao Clube outra hipótese senão a de prosseguir com a transferência do atleta, adimplindo com a sua obrigação contratual como a FIFA determina e aguarda que o FC Metalist cumpra.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário