Fifa possibilitará suspensão de contratos de atletas estrangeiros de Rússia e Ucrânia

Trocas de clubes vão ocorrer através do método de empréstimos até junho de 2022

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) vai permitir que os atletas estrangeiros que jogam na Rússia e na Ucrânia possam suspender seus vínculos contratuais e vistam camisas de outros clubes até junho deste ano. O diretor da associação russa de jogadores, Aleksandr Zotov, informou a decisão. Acima de tudo, no geral são 129 estrangeiros que disputavam o Campeonato Russo e 95 na divisão de elite do futebol ucraniano.

 

“Como Krasnodar fez agora. Ou como, por exemplo, quando um jogador de futebol sai por empréstimo. Contratos suspensos apenas até junho de 2022”, afirmou Zotov, em entrevista à RB Sport, da Rússia, reiterando que os contratos não poderão ser encerrados neste primeiro momento.

Em síntese, 30 brasileiros competem pela primeira divisão da Ucrânia e 13 na elite russa. Nesse sentido, o Campeonato Ucraniano está suspenso. Por conta dessa decisão, na última semana, vários atletas brasileiros que jogam no país chegaram ao Brasil após conquistaram o retorno para o Brasil.

Já na Rússia, o futebol permanece na ativa, no entanto, a atmosfera de guerra tem preocupado os estrangeiros. O Krasnodar, por exemplo, suspendeu os contratos dos jogadores oriundos de outros países. Outro resultado do atual cenário nos dois países fez com que a seleção russa e as agremiações locais sofressem sanções de Fifa e Uefa, o que culminou na exclusão de torneio internacionais, como a Copa do Mundo, a Liga dos Campeões e a Liga Europa.

Ainda assim, a Federação Russa de Futebol (RFS) comunicou, na última semana, que irá recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS) frente as sanções. A organização alega que sequer teve espaço para apresentar a defesa e reforçou que a Fifa e a Uefa não possibilitaram outras alternativas para lidar com os times do país.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário