FBF define fórmula da Série B do Baiano e anuncia criação da Série C para 2023

Por 10 votos a dois, venceu a fórmula proposta pela entidade, a mesma utilizada na Série A do Baianão.

Nesta sexta-feira (18), foi definida a fórmula de disputa do Campeonato Baiano da Série B edição 2022, que tem previsão de início para 22 de maio e encerramento para 31 de julho. A competição terá recorde de participantes e duas vagas na elite do estadual de 2023. A Federação Bahiana de Futebol se reuniu com os representantes dos 12 clubes na sede da entidade para a Reunião do Conselho Técnico. Por 10 votos a dois, venceu a fórmula proposta pela entidade, a mesma utilizada na Série A do Baianão.

 

Botafogo, Canaã, Feirense, Flamengo, Fluminense, Galícia, Grapiúna, Itabuna, Jacobina, Jacobinense, Jequié e Juazeiro irão compor o mesmo grupo na primeira fase. Eles se enfrentarão em jogos apenas de ida, classificando-se para a semifinal os quatro primeiros colocados.

Na segunda fase, os quatro clubes serão divididos em dois grupos, de números 2 (1º x 4º) e 3 (2º x 3º). Eles se enfrentarão em jogos de ida e volta, dentro de cada clube. Os melhores colocados de cada grupo conquistam as duas vagas na Série A e avançam para disputar o título em uma final também com jogos de ida e volta.

Outra novidade da Série B será o rebaixamento de duas equipes, as últimas colocadas da fase de classificação. O rebaixamento foi instituído para que haja paridade de participantes entre as Séries A e B. O presidente da FBF anunciou que a partir de 2023 será realizada a Série C do Baianão, que dará acesso à Série B.

A FBF concederá gratuidade na inscrição de até 30 atletas por equipe. Além disso, a entidade abrirá mão dos 5% de taxas às quais tem direito. A Série B também terá premiação nesta edição. O campeão levará um carro zero km, que será um Fiat Touro ou Fiat Cronus, ofertado pela CBF, por meio do presidente Ednaldo Rodrigues.

 

 

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário