Executivo da XP idealiza 10 clubes com a SAF até dezembro deste ano

Meta mínima de Pedro Mesquita acredita em mudança rapidamente no cenário nacional

Responsável pela gestão de metas do Banco de Investimentos da XP, o executivo Pedro Mesquita acredita que 10 clubes brasileiros vão ter efetuado a transação para o modelo Sociedade Anônima de Futebol (SAF) em 2022. Contratado para estruturar o projeto do Coritiba, o head ainda integrou as negociações ocorridas no Cruzeiro e no Botafogo.

 

“Recentemente, fiz uma projeção pessimista de que sete clubes deveriam se tornar SAF até o fim do ano, mas acho que vão ser mais. Entre Série A e B, acho que a gente vai ter algo próximo de dez ou mais clubes que vão formalizar a migração”, analisou, em entrevista ao site ge.globo.

No estado da Bahia, o presidente do Esquadrão de Aço, Guilherme Bellintani, sinalizou que o projeto da SAF está encaminhado no clube. Por outro lado, ainda não foi oficializado quais são os grupos de possíveis investidores. Contudo, o Grupo City, dono de clubes poderosos como o Manchester City, é especulado como um dos interessados.

Além da participação no novo modelo administrativo presente no cenário futebolístico, Pedro também está empenhado na formação de uma liga de clubes para gerir o esporte mais popular do mundo no Brasil.

“Os clubes deveriam se unir e através de uma licitação escolher dentre as propostas existentes a melhor proposta. E essa proposta contemplará um cheque. Se for a que estamos sugerindo, já temos LaLiga como parceira. E temos uma certeza grande que teremos um investidor, pois será um produto interessante para o investidor. E aqui até melhor do que na Espanha, porque está muito depreciado, e o investidor quer multiplicar o seu dinheiro. A liga do Brasil é a que tem maior potencial de crescimento dentre todas as do mundo. As grandes ligas da Europa tem potencial menor porque já estão próximas ao ápice do potencial de receita”, explicou o executivo.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário