Bahia busca definir situação de jogadores fora dos planos de Guto Ferreira

Contratado para lateral-direita, Jonathan entrou em campo somente quatro vezes pelo Esquadrão de Aço

Foto: EC Bahia

Após os vexames no Campeonato Baiano e na Copa do Nordeste deste ano, o Esporte Clube Bahia prometeu ir ao mercado para reforçar o elenco com, a princípio, até oito novos jogadores para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. A competição mais importante de 2022 para o Esquadrão de Aço vai começar no próximo dia 9 de abril. Apesar da projeção de novas contratações, sobretudo com a chegada do novo diretor de futebol Eduardo Freeland, a diretoria tricolor tem ainda no radar a definição da situação de alguns atletas pouco utilizados.

 

O técnico Guto Ferreira quase não colocou em campo, no mínimo, seis jogadores na disputa das duas competições citadas. O grupo de jogadores conta com atletas do time de transição, assim como de reforços anunciados para o início da atual temporada. Um deles é o lateral-direito Jonathan.

Contratado oficialmente no dia 28 de dezembro, o defensor, de 29 anos, atuou somente em quatro oportunidades pela equipe principal. No extenso currículo, ele acumula quatro acessos. O mais recente aconteceu com o Botafogo no ano passado, quando conquistou o título da Segundona.

O último jogo dele pelo Bahia aconteceu no dia 9 de fevereiro deste ano, diante do Barcelona de Ilhéus, pelo Baianão. Sem reflexo de bom rendimento, ele aparenta ter caído no esquecimento até mesmo da comissão técnica.

“Jonathan?… Ah, desculpa. Ele está treinando e vai ter oportunidade”, disse o treinador Guto Ferreira, após a eliminação do Bahia no Baianão, frente ao Vitória da Conquista.

Mesma situação vive o atacante Óscar Ruiz. Contratado no ano passado, ele entrou em campo somente uma vez nesta temporada. Na reta final do Brasileirão 2021, ele sequer figurou na lista de relacionados das partidas decisivas.

Já neste ano, atuou numa partida do Baianão com a equipe sub-23, no entanto, foi novamente afastado do elenco principal. Mediante a chegada de Freeland, ele retomou uma vaga no elenco, porém segue sem aparecer nos jogos oficiais.

A situação de indefinição acomete também jogadores que integraram o time de transição. É o caso, por exemplo, do volante Luiz Felipe e do atacante Gregory. Destes, somente Gregory teve mais de uma chance no jogos iniciais do Esquadrão em 2022.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário