Série C terá novo formato em 2022, com turno único e 20 times jogando entre si

Vitória, ABC, Altos-PI, Atlético-CE, Botafogo-PB, Campinense-PB, Ferroviário-CE, Floresta-CE votaram contra a mudança

Único representante baiano na competição, o Vitória vai enfrentar um novo modelo da Série C do Campeonato Brasileiro 2022. Após uma série de discussões e votações acirradas, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os 20 clubes que vão disputar a edição deste ano, decidiram por um formato onde as equipes se enfrentam na 1ª fase. A decisão ocorreu na tarde desta sexta-feira (4), em um encontro virtual.

 

A princípio, dois grupos com 10 times cada começam a primeira fase, a partir disso, em turno único, todos se enfrentam entre si e, após essa etapa, os oito primeiros colocados vão avançar para a 2ª fase da competição. Dessa maneira, os 10 melhores ranqueados da Terceirona vão realizar 10 partidas dentro de seus domínios e nove como visitante, enquanto o restante fará 10 confrontos fora e nove em casa.

Apesar da mudança na fase inicial, a 2ª fase terá método idêntico à do ano passado. Nesta, oito times seguem de fase, e o torneio contemplará dois quadrangulares do acesso, em duelos de ida e volta. Nesse sentido, as duas equipes melhores de cada grupo conquistarão o acesso para a Série B do Brasileirão 2023.

Os clubes que estiverem na liderança de cada quadrangular ao término dos jogos da 2ª fase vão competir na final. Por outro lado, os quatro times com piores desempenhos da 1ª fase, que englobará 19 rodadas, vão sofrer descensos para a Série D.

Em suma, a alteração da fórmula de disputa teve 12 votos a favor das 19 rodadas na fase inicial e oito votos contra. Todas as equipes do Nordeste, incluindo o Leão da Barra, mas com exceção do Confiança, negaram a modificação em função da escolha pelo mesmo molde das últimas edições na fase inicial da competição, com duas chaves regionalizadas de 10 equipes.

A competição está agendada para ter início no dia 10 de abril e término no dia 1° de outubro. Agora, o calendário passa a ter 27 datas. Na próxima semana, a tabela oficial do torneio deve ser publicada oficialmente pela CBF.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário