Guto analisa ‘triunfo magro’, elogia estreantes e projeta evolução do Bahia

"A equipe tem muito a evoluir, está em uma condição embrionária", disse o treinador.

O Esporte Clube Bahia conquistou o primeiro triunfo no Campeonato Baiano ao vencer o Doce Mel pelo placar de 1 a 0 na noite desta quarta-feira, na Arena Fonte Nova, com gol marcado aos 36 minutos do segundo tempo pelo lateral-esquerdo Luiz Henrique em grande jogada do lateral-direito Douglas Borel. O Esquadrão chegou aos 5 pontos, ultrapassou Vitória e Bahia de Feira, e se instalou na 3ª colocação, atrás apenas de Atlético de Alagoinhas e Jacuipense, únicos com 100% de aproveitamento. Em entrevista após a partida, o técnico Guto Ferreira analisou o triunfo magro e suado diante do Doce Mel.

 

“A gente pode direcionar a desculpa para ‘N’ direções. Mas eu não tô querendo colocar como desculpa. Estou querendo mostrar que existem processos. Situação de remontagem de equipe, pré-temporada, de jogar contra uma equipe bem organizada, que trocou de treinador, que organizou sua equipe, abdicou de atacar, atacou em erros individuais nossos. Se a gente tivesse a felicidade de botar três bolas que o goleiro defendeu. Aliás, a defesa no lance do Marco Antônio foi um defesaço, digno de elogios. A bola do Jonathan já havia sido difícil. Tudo isso soma para o resultado magro. Temos que evoluir muito, estamos longe do que a gente quer. Mas se colocarmos que para muitos foi a estreia do ano, tem a situação mental. Acho que o triunfo foi importante, um passo bom dado para aos poucos irmos nos organizando e buscando triunfos mais efetivos”, disse.

Guto também falou sobre a formação da equipe e admite que existe a possibilidade de testar outras formações.“É uma possibilidade em termos de desenho, assim como surgirão outros desenho. No fim do jogo, por exemplo, usamos outro desenho tático. Tiramos o Daniel, trouxemos o Raí por dentro, colocamos o Cirino e o Ronaldo na frente. Aí o Luiz jogou pela esquerda e o Raí fazia meio abrindo. Seguramos o Patrick e soltamos o Borel totalmente. É mais um desenho que vai se formando. A equipe tem muito a evoluir, está em uma condição embrionária, tem jogadores para entrar que podem acrescentar. Vamos trabalhar”, disse.

Guto também elogiou os estreantes Djalma Silva e Jonathan. “Acho que Djalma e Jonathan foram os diferenciais, criando muitas chances efetivas, marcando dentro do que o adversário ofereceu, marcando bem. Ele já tinha feito um lance muito bom antes, onde foi cruzar para trás e houve o corte da defesa. Se a bola passa, fatalmente a gente teria feito gol. Djalma um jogador lúcido, técnico, tem boa batida na bola. Dois jogadores que vão contribuir bastante e tendem a evoluir”, disse o treinador, que também valorizou o jogo do volante Rezende.

O Esporte Clube Bahia volta a campo no sábado (29), às 16h, diante do Campinense, no Estádio Governador Ernani Sátyro, em Campina Grande, na Paraíba, pela 2ª rodada da Copa do Nordeste. Pelo Baianão, o próximo compromisso é no dia 3 de fevereiro, contra o Vitória, às 19h15, no Barradão. Já o Doce Mel só volta a jogar no dia 6 de fevereiro, contra o Vitória da Conquista, pela 4ª rodada do Estadual.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário