CBF divulga regras para sorteio da 1ª fase da Copa do Brasil 2022

Chaveamento será decidido na próxima segunda-feira (17)

De forma oficial, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os critérios do sorteio que definirá a caminhada de 80 equipes que vão disputar a fase inicial da Copa do Brasil 2022. Nesse sentido, a entidade distribuiu os times em oito potes, que serão utilizados na montagem dos confrontos da 1ª fase do certame. O sorteio ocorrerá na próxima segunda-feira (17), às 13h, no Rio de Janeiro.

 

A princípio, os clubes da fase inaugural foram dispostos mediante o Ranking Nacional de Clubes (RNC) de 2022. Em cada um dos oito potes, 10 times integram essas chaves, intituladas de A a H. Sendo assim, os embates serão disputados entre A x E, B x F, C x G

Os clubes da 1ª fase foram ordenados de acordo com o Ranking Nacional de Clubes (RNC) de 2022. Eles foram divididos em oito potes com 10 equipes em cada um. Os potes vão de A a H. Os confrontos serão feitos entre A x E, B x F, C x G e D x H. Em âmbito estadual, o Vitória figura no pote B, o Bahia de Feira no pote F, e a Juazeirense no pote D.

O sorteio terá o diagrama com chaves de 1 a 20, onde o primeiro clube a ser puxado será do Pote E para a Chave 1. Posteriormente, o rival desta agremiação será revelado após a retirada de um nome do Pote A, formando o Grupo 1. Este método será apropriado até o término da formação dos 40 clubes da fase inicial.

A 1ª fase vai acontecer em partida única com o time melhor ranqueado jogando fora de casa e com a vantagem de classificação em caso de empate no tempo regulamentar. Já na próxima segunda-feira (17), ocorrerá a definição do mando de campo da 2ª fase, que contará com a decisão de pênalti em caso de empate no tempo normal.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário