Em formato de ‘escadinha’, o cenário do futebol estadual nas competições nacionais enfrenta uma fase ruim. Após seis anos do rebaixamento duplo de Bahia e Vitória para a Série B do Campeonato Brasileiro, o estado da Bahia não terá um representante na elite do futebol nacional. Isso porque, o Esquadrão de Aço, único time local a disputar o Brasileirão, sofreu o rebaixamento à Segundona de 2022.
Do mesmo modo, o Leão da Barra acendeu a performance negativa do futebol estadual com o descendo à Série C, bem como a Jacuipense, equipe que também caiu, no entanto, para a 4ª divisão. Em suma, desses três clubes, o Leão do Sisal conheceu a queda mais rapidamente, em setembro.
Para completar o ano, dois dos três representantes baianos – Atlético de Alagoinhas e Bahia de Feira – na Série D, sequer passaram da fase inicial da competição, ou seja, ficaram distante da conquista do acesso à Terceirona. Por outro lado, a Juazeirense avançou de fase, porém, perdeu a vaga para o Atlético-CE nos pênaltis.
O panorama negativo se estende até a divisão mais inferior do futebol nacional, já que os baianos da Série D também não tiveram sucesso em 2021. Atlético de Alagoinhas e Bahia de Feira caíram ainda na primeira fase da competição.
- FBF divulga tabela do Baianão 2022; Competição inicia dia 15 de janeiro
- Com Barradão em reforma, final do Nordeste Sub-20 será em Pituaçu
- Com caras novas, Bahia de Feira se reapresenta para temporada 2022
- Abel Braga retorna ao Fluminense para sua 4ª passagem pelo clube
- Goleiro Jean explica ‘vapo’, é criticado por técnico e faz Cerro reavaliar compra
- Vitória acerta empréstimo do zagueiro João Victor a clube da Série B
- Atacante deixa o Bahia após passagem apagada pelo time sub-23
- Confira a situação dos jogadores emprestados pelo Bahia
- 2021 – O RETRATO DO MARASMO DO FUTEBOL DA BAHIA