Pouco se pode esperar do Vitória no Brasileiro da Série B 2021

Vitória começa sua caminhada na Série B 2021 no próximo dia 28 de maio

Foto: Pietro Carpi / ECVitória

O Esporte Clube Vitória estreia outra vez no Campeonato Brasileiro da Série B, no próximo dia 28, uma sexta-feira enfrentando o Guarani-SP, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas. O adversário, que até já foi campeão brasileiro no já bem distante ano de 1978, comportando jogadores de alto nível como Careca e Zenon e sob o comando do já falecido técnico Carlos Alberto Silva, emplaca este ano a décima primeira temporada longe da elite do futebol nacional e assim, não representa a princípio um perigo em potencial, visto que até neste momento não tem um elenco definido, muito menos um técnico contratado.

 

Se o Guarani, que foi campeão, sumiu e depois caiu, o Esporte Clube Vitória segue a mesma trajetória e se apresenta neste momento com baixíssima possibilidade de sucesso no objetivo principal que é o acesso, isto mesmo considerando a imprevisibilidade e surpresas do futebol que acontecem apenas de vez em quando, aliás, o próprio Guarani é um exemplo vivo que o inesperado está presente entre as quatro linhas, no entanto, são fatos raros, MAS, por outro lado, os indícios e a vocação para insucessos são claros e neste perfil se enquadrada o Vitória, que se mantido a normalidade, seu caminho é a queda para a 3ª divisão sem esperneio.

O Leão caiu para Série B em 2018, porém, o time baiano ensaiou a queda exaustivamente nos anos anteriores. Em 2017, escapou na última rodada amparado quando aplicado o critério de desempate do saldo de gols negativos empurrando o Coritiba no buraco. Em 2016, outra vez o Rubro-Negro sofreu e numa temporada inspirada do atacante Marinho garantiu a permanência vencendo uma disputa contra Internacional de Porto de Alegre que abriu a lista dos rebaixados, contudo, a temporada de sofrimento foi finalizada em 2018, despencou com uma campanha onde somou apenas 37 pontos, com 19 derrotas em 38 jogos, sendo a sua melhor posição a décima segunda posição na 24ª rodada. Das 37 rodadas disputadas, o Rubro-Negro ficou na zona de rebaixamento em 17 delas. Sem aprender com erros cometidos e, desta vez, sem competência para permanecer, o Leão mergulhou de cabeça na Série B e o mais grave, sem perspectivas de fazer o caminho de volta como mostrou os seus dois anos na divisão intermediaria.

Agora como tipo B, o Leão não ameaçou ainda que fosse por um breve período, o retorno para a divisão principal, pelo contrário, brigou com sucesso para não sofrer uma nova queda. Em 2019, sofreu quase toda a competição, no entanto, com a chegada do técnico Geninho, o time se recuperou e acabou a competição em 11º lugar com 45 pontos, 17 atrás do Atlético-GO, o quarto colocado entre os classificados. No em 2020, o quadro piorou, não se encontrou e seu mérito maior foi escapar da Série C concluindo a competição em 14º lugar, 13 pontos abaixo do Cuiabá, clube de menor pontuação entre os quatro que subiram.

E o que esperar do Vitória em 2021? Absolutamente nada. Afundado numa crise financeira que gerou como consequência a ausência de recursos para montagem de um elenco de qualidade e em meio as inúmeras polêmicas envolvendo o presidente Paulo Carneiro motivando protestos da torcida, o Leão completou o terceiro ano que não é capaz de chegar a segunda fase do pobríssimo Campeonato Baiano, e com um time senão igual, bem semelhante, tentará retornar a elite do futebol nacional em uma tarefa quase impossível, principalmente porque esta Série B é considerada a mais difícil dos últimos anos com a presença de Cruzeiro, Vasco e Botafogo, que mesmo vivendo um momento péssimo, são apontados como favoritos ao acesso, fora aquelas surpresas que sempre surgem, como foi o caso do Cuiabá na edição 2020.

Se quiser fazer uma campanha sem sofrimento, o Vitória precisa contratar, algo difícil pela situação financeira. Até o momento, chegaram para a Série B os atacantes Samuel Granada (Fluminense) e Guilherme Santos (Atlético-MG), os meio-campistas Lucas Silva e Bruno Oliveira (ambos da Caldense), além do meia-atacante uruguaio Pablo Siles (Danúbio). Também chegou o lateral-direito Gabriel Inocêncio, que pertence ao Boa Esporte, mas estava no São Bento. Este, porém, ainda não foi anunciado e chegou lesionado, precisando passar por uma operação. O clube deve anunciar mais novidades ainda antes da estreia na Série B e o torcedor espera que cheguem nomes com mais bagagem que possam qualificar o elenco.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário