Bahia tenta última cartada diante do Ceará em busca do título da Copa do Nordeste

Bahia tenta última cartada diante do Ceará em busca do título da Copa do Nordeste

Bahia perdeu o título em 2015 e 2020 justamente para o Ceará

Neste sábado, o Esporte Clube Bahia tem uma missão difícil, mas não impossível. Precisa vencer o Ceará por dois gols de diferença para conquistar o título da Copa do Nordeste ou por um gol para decidir nos pênaltis. O problema é o retrospecto diante do time cearense. São oito jogos seguidos sem vencer, a última vez foi em novembro de 2018, pelo Brasileirão. Nos primeiros 90 minutos, o Vozão venceu por 1 a 0 com gol de Jael nos minutos finais, aumentando a invencibilidade diante do Tricolor – são cinco vitórias seguidas, e também a invencibilidade na competição – não perde há 23 jogos e não leva gol há 6. Além disso, vale lembrar que os dois títulos conquistados pelo Ceará no Nordestão (2015 e 2020) foram justamente em cima do Bahia, vencendo os quatro jogos das finais. Ou seja, o Esquadrão precisará trabalhar muito bem a questão psicológica para evitar mais um vice-campeonato diante dos cearenses.

 

De 2015 para cá, o Esporte Clube Bahia chegou na final da Copa do Nordeste cinco vezes, contando a edição atual e as outras duas que perdeu para o Ceará. Foi campeão em 2017 em cima do Sport, mas perdeu em 2018 para o Sampaio Corrêa. Se conseguir superar o Vozão neste sábado, o Esquadrão chegará ao quarto título, igualando o arquirrival Vitória, maior campeão do torneio. Já o Ceará busca o tricampeonato para se igualar a Bahia e Sport. Além disso, o Vovô pode ser campeão pela terceira vez de forma invicta, e igualar o feito do Bahia, único time que conseguiu ser campeão em dois anos seguidos.

Na beira do campo, teremos dois técnicos buscando um tricampeonato regional, porém, o técnico Guto Ferreira almeja o seu terceiro título da Copa do Nordeste, podendo superar Arthurzinho, que foi campeão em 1997 com o Vitória e 1998 com o América-RN. Guto levantou a taça em 2017 com o Bahia e em 2020 com o Ceará. Já o técnico Dado Cavalcanti tenta seu primeiro título do Nordestão. Até aqui, seu principal título foi a Copa Verde, torneio que engloba times das regiões Norte, Centro-Oeste e do Espírito Santo. Dado foi bicampeão dirigindo o Paysandu em duas de suas três passagens pelo clube paraense, nas edições de 2016 e 2018.

O zagueiro Luiz Otávio, o lateral-direito Nino Paraíba e o volante Patrick de Lucca desfalcam a equipe. O primeiro foi expulso no jogo de ida, enquanto os outros dois levaram o terceiro cartão amarelo. Para o lugar de Luiz Otávio, Dado tem duas opções: Lucas Fonseca e Juninho. Apesar de não ter confirmado o substituto, o treinador comentou que Lucas não tem condições de atuar os 90 minutos, enquanto Juninho vem jogando e deve ser titular. Para a vaga de Patrick, as opções são Lucas Araújo, Jonas, Matheus Galdezani ou Edson. O lateral-direito será o jovem Renan Teixeira, titular do time de transição. O goleiro Douglas retorna após se recuperar da Covid-19, mas Matheus Teixeira seguirá como titular. Veja a provável escalação.

Enquanto o Bahia entrou em campo no meio da semana com o time titular empatando em 2 a 2 com o Independiente no Estádio de Pituaçu, pela Copa Sul-Americana, Ceará resolveu poupar os principais jogadores e ainda assim arrancou um empate em 0 a 0 com o Bolívar na altitude de La Paz, com direito a pênalti perdido pelo atacante Jael. Para o jogo, o técnico Guto Ferreira não contará com o volante Charles, que foi expulso no jogo de ida. Porém, o lateral-direito Gabriel Dias, ausência em Pituaçu por cumprir suspensão, está de volta e retoma a titularidade. Veja a provável escalação.

Quem apita o duelo entre Ceará e Bahia é o árbitro alagoano Denis da Silva Ribeiro Serafim, que será auxiliado por Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Brigida Cirilo Ferreira. O trio é filiado à Federação Alagoana de Futebol. O quarto árbitro será José Ricardo Vasconcellos Laranjeira e o quinto árbitro Nailton Junior de Sousa Oliveira. O analista de campo será Paulo Silvio dos Santos, do Ceará. Na arbitragem de vídeo, o responsável será Pablo Ramon Goncalves Pinheiro, do Rio Grande do Nordeste, e terá como assistentes Thayslane de Melo Costa e Cleriston Clay Barreto Rios. Italo Medeiros de Azevedo será o observador de VAR.

Deixe seu comentário

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com