Bahia enfrenta o Atlético-GO precisando desesperadamente vencer e secar para deixar o Z4

Bahia precisa vencer o Atlético-GO e torcer por tropeço do Vasco da Gama

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Três jogos abriram neste sábado a 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, dois deles de enorme interesse do Esporte Clube Bahia, que trava nesse momento uma dura e árdua batalha para escapar do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro, algo que seria trágico nesse momento em que o clube ainda vem se reestruturando desde a intervenção e especialmente em uma época de pandemia que diminuiu drasticamente as receitas, portanto, um rebaixamento trazia prejuízos ainda maiores. Desta forma, é preciso voltar a vencer e também secar os concorrentes. Neste sábado, Fortaleza e Sport, que também lutam contra o Z-4, tropeçaram em casa. O Leão do Pici empatou com o Grêmio em 0 a 0 e o Leão Pernambucano tomou 1 a 0 do Palmeiras. Ambos ficaram a 4 pontos do Tricolor Baiano.

 

É claro que a torcida era por uma derrota do Fortaleza, afinal, abririam outra possibilidade para o Bahia deixar a zona de rebaixamento, porém, com o empate do time cearense, só resta uma saída para o Esquadrão pular fora do Z4 nessa rodada: vencer o Atlético-GO, em duelo agendado para 18h15, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, e torcer para o Vasco não vencer o também desesperado Botafogo no Estádio São Januário. Com sete derrotas seguidas, o Tricolor tem 28 pontos e ocupa a 17ª colocação, enquanto o Cruzmaltino é o 16º colocado com 29 pontos.

Na hipótese de um triunfo em Goiânia, aliado a empate ou derrota do time carioca, o Tricolor teria um enorme respiro, visto que deixaria a zona e ficaria a um ponto de Sport-PE e Fortaleza, acirrando ainda mais a briga para fugir da degola. No entanto, em caso de um tropeço diante do Atlético-GO, o Bahia pode se complicar de vez se o Vasco vencer o Botafogo, desta forma, aumentaria para 4 pontos a distância para sair do calabouço, fora que o Goiás, 18º colocado, tem dois pontos a menos e vem se recuperando na competição, ou seja, nesse momento duas vagas no Z-4 estão bem abertas.

Para a partida contra os goianos, o técnico Dado Cavalcanti conta com os retornos do zagueiro Juninho, do volante Gregore, e do lateral-esquerdo Juninho Capixaba, que não enfrentaram o Grêmio na rodada passada, os dois primeiros por suspensão e o terceiro por força de contrato. Por outro lado, o atacante Gilberto vai desfalcar o time, já que levou o terceiro amarelo. Lucas Fonseca, ainda em recuperação da lesão, também está fora. A tendência é que o treinador mantenha o esquema tático que utilizou na derrota para o Grêmio por 2 a 1 em Porto Alegre. Veja provável escalação.

JOGOS DA 29ª RODADA DA SÉRIE A

SÁBADO, 09/01
19h00 – Sport-PE 0 x 1 Palmeiras
19h00 – Coritiba 0 x 0 Athletico-PR
21h00 – Fortaleza 0 x 0 Grêmio

DOMINGO, 10/01
16h00 – Flamengo x Ceará
16h00 – São Paulo x Santos
18h15 – Internacional x Goiás
18h15 – Atlético-GO x Bahia
20h30 – Vasco x Botafogo

SEGUNDA, 11/01
20h00 – Bragantino x Atlético-MG

QUARTA, 13/01
21h30 – Corinthians x Fluminense

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário