Arthurzinho aponta problema do Bahia e dá dicas para a decisão contra o Ceará

"O que Roger sabe que precisa fazer, é tentar desde o início fazer o primeiro gol"

Como destacamos aqui esta semana, o Esporte Clube Bahia precisará repetir o feito do América de Natal se quiser conquistar o seu quarto título de Copa do Nordeste nesta terça-feira, diante do Ceará. No primeiro jogo, o Vozão deu 3 a 1 e construiu uma vantagem confortável, praticamente encaminhando o bicampeonato. Nas últimas 16 edições da Copa do Nordeste, em 13 delas houveram jogos de ida e volta. Dos 13 jogos, em dez teve um vencedor no jogo de ida. Em nove, o time vencedor do primeiro jogo foi campeão. O único time que perdeu o primeiro jogo e conseguiu reverter na partida de volta foi o América-RN, na época comandado pelo técnico Arthuzinho, e sagrando-se campeão em cima do Vitória.

 

Naquela edição, o Vitória venceu o jogo de ida no dia 20 de maio de 98, pelo placar 2 a 1 no Estádio Manoel Barradas, com gols de Evando e Flávio. O time potiguar marcou com Leonardo. Na volta, no Estádio Machadão, em Natal/RN, o América-RN derrotou o Leão por 3 a 1. Os gols do triunfo foram marcados por Biro Biro, Paulinho Kobayashi e Carioca (pênalti). Flávio anotou para o Rubro-Negro.

Em entrevista ao CORREIO, o técnico Arturzinho falou sobre a decisão entre Bahia e Ceará, e deu dicas para o Esquadrão tentar a virada nesta terça-feira. Ele frisou que um problema é a ausência da nação tricolor, que faz a diferença.

“O Bahia tem um outro problema nessa partida: não tem a torcida. Quando você joga o segundo jogo em casa e tem a torcida a favor, como aconteceu lá no América, que era um clube que nunca tinha chegado na final da Copa do Nordeste, o estádio ficou lotado, tinha gente do lado de fora. Isso faz uma diferença em relação a pressão. O que aconteceu no jogo seguinte, que ganhamos de 3×1, é que nós fizemos dois gols, se eu não me engano, com 20 minutos. Isso fez com que o time se comportasse melhor em campo e fez a gente ganhar o campeonato”, disse.

“A torcida do Bahia faz a diferença, e muito. Sempre fez e sempre fará, nunca vi nada igual à torcida do Bahia quando se precisa de resultado. O que Roger, que é um treinador competente, sabe que precisa fazer, é tentar desde o início fazer o primeiro gol para que tenha menos complicações dentro do próprio jogo. Se você demorar a fazer o primeiro gol, tende a se desesperar. E se desesperar, a equipe do Ceará vai aproveitar isso”, continuou Arturzinho.

Campeão em 2017 com o Bahia, Guto Ferreira pode se tornar o segundo treinador bicampeão da Copa do Nordeste e igualar o feito de Arthurzinho, até então único técnico bicampeão, conquistando com Vitória e América-RN.

“Chegar na final de um campeonato como a Copa do Nordeste duas ou mais vezes, o cara tem que ter competência. Talvez seja o campeonato mais difícil em relação a rivalidade e aos clubes terem praticamente o mesmo peso. Nem no Campeonato Brasileiro existe tão pouca diferença como existe na Copa do Nordeste. Você tem Fortaleza, Ceará, Santa Cruz, Sport, Náutico, Bahia, Vitória, América, ABC, Confiança, os melhores representantes de cada estado. A diferença é mínima porque os valores não são tão absurdos em termos de investimento. É um campeonato muito aguerrido, muito difícil. Se ele conquistar tem que ter mérito e ser lisonjeado por isso”, comentou Arturzinho em relação a Guto.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário