Após denúncia do Bahia, PGE apura possível fraude em testes de covid-19

Bahia denunciou o caso que está sendo apurado

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Nesta quinta-feira, de acordo com apuração do site Bahia Notícias, o Esporte Clube Bahia alertou a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) para a possibilidade de uma fraude na execução de parte dos testes realizados e resolveu contratar o laboratório Nossa Senhora de Fátima, de Candeias, indicado pela CBF, para fazer os exames excedentes do grupo. No entanto, o clube recebeu laudos do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) e como se tivessem sido feitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio, no bairro de Roma. Diante da divergência, o Bahia procurou a Sesab para maiores esclarecimentos. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) está apurando o caso.

 

O laboratório utilizado pelo clube foi o mesmo disponibilizado pela CBF. Assim, a empresa recebeu pagamentos do Bahia e da CBF. Os exames pagos pela entidade máxima do futebol foram feitos de maneira normal. Os que foram pagos pelo Bahia tiveram a fraude.

Após a repercussão, o Instituto 2 de Julho (I2J), organização social que administra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio, no bairro de Roma, afirmou que nenhum membro do Esporte Clube Bahia compareceu à Upa Santo Antônio.

“Nossa organização social terceiriza os serviços do laboratório Nossa Senhora de Fátima, empresa que também foi contratada para prestar serviços comerciais privados ao clube de futebol. Lamentavelmente, ela fez uso ilícito de senha compartilhada do Instituto 2 de Julho, enviando a análise dos diagnósticos para o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) como se fossem coletas realizadas na UPA Santo Antônio”, pontua nota da organização.

“Nos colocamos à disposição para informações adicionais e salientamos que, devido ao nosso compromisso com a ética e transparência no serviço público, iremos reparar possíveis danos ao Lacen. O I2J preza, e sempre prezará, pela manutenção da equidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, ratificamos que todos os exames laboratoriais para diagnóstico da Covid-19 realizados nas dependências da Upa Santo Antônio foram ofertados a usuários do SUS no município do Salvador”, finaliza a nota.

VEJA TAMBÉM

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário