Baianão: Será a 4ª vez em 10 anos que um time do interior disputa a final

Atlético de Alagoinhas largou na frente diante da Juazeirense

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Assim como aconteceu em 2019, o Esporte Clube Vitória ficou de fora das semifinais do Campeonato Baiano de 2020, permitindo novamente que um time do interior dispute a final. No ano passado, o Leão terminou na 5ª colocação, mesma posição em que terminou a primeira fase esse ano após empatar em 2 a 2 com o Doce Mel na última rodada. Com isso, avançaram às semifinais, além do líder Bahia, Atlético de Alagoinhas, Juazeirense e Jacuipense. Os dois primeiros venceram nos jogos de ida e largaram na frente por uma vaga na grande final. O Esquadrão aplicou 2 a 0 no Leão do Sisal, enquanto o Carcará goleou por 4 a 1 o Cancão de Fogo.

 

Nos últimos 10 anos, três clubes do interior do Estado haviam chegado na final do torneio promovido pela Federação Baiana de futebol. Em 2011, o Bahia de Feira conquistou o seu primeiro título desbancando na final o Esporte Clube Vitória. Empatou por 2 a 2 no Joia da Princesa, mas surpreendeu e venceu no Barradão por 2 a 1 com gols de Allyson e João Neto. Em 2015, o Vitória da Conquista poderia ter levantado sua primeira taça do Estadual, porém, após abrir 3 a 0 nos primeiros 90 minutos no Lomanto Júnior diante do Bahia, acabou sofrendo uma goleada de 6 a 0 na Fonte Nova e ficou com o vice-campeonato. Nesse ano, o Vitória foi eliminado nas quartas de final para o Colo Colo de Ilhéus.

Em 2019, com o Vitória saindo na primeira fase, o Bahia de Feira chegou na final para tentar conquistar o seu segundo título, porém, não conseguiu superar o Bahia. No primeiro jogo, empate em 1 a 1 em Feira de Santana, com Rogério marcando nos acréscimos para o time da capital. Na partida de volta, o Bahia venceu por 1 a 0, com gol de Gilberto de pênalti. O Tremendão também teve uma cobrança de pênalti que poderia mudar a história do confronto, mas o goleiro Anderson brilhou e defendeu.

Em 2020, novamente teremos um time do interior do Estado na final do Campeonato Baiano, e poderíamos ter algo ainda mais inédito, que seria uma final com dois times do interior, porém, para isso o Jacuipense precisaria eliminar o Bahia, o que não é impossível, porém, improvável.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário