Bahia x Chapecoense: Duelo para quebrar TABU e se afastar do PERIGO

Esquadrão jamais venceu a Chape na história do confronto

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Fora da Copa Sul-Americana, após ser eliminado nos pênaltis pelo Atlético-PR na última quarta-feira, o Esporte Clube Bahia agora tem apenas o Campeonato Brasileiro para se preocupar. Serão 7 “finais” pela frente nessa reta final decisiva, à começar pela Chapecoense, confronto direto e valendo SEIS pontos que acontece neste domingo, às 18h (horário de Salvador), na Arena Fonte Nova, pela 32ª rodada da Série A. Apenas três pontos separam os dois times. O Esquadrão é o 13º colocado com 37 pontos e a Chape aparece como o primeiro integrante do Z-4, em 17º com 34.

Para se afastar ainda mais da perigosa zona da confusão e se aproximar da renovação do “alvará” de funcionamento para 2019 na elite do futebol nacional, o Esporte Clube Bahia precisa dos 3 pontos para chegar aos 40 e segundo os matemáticos, necessitar de mais 5 para se salvar. Porém, o Esquadrão terá um TABU para quebrar diante dos catarinenses. O Esquadrão nunca venceu a Chapecoense na história do duelo que teve seu primeiro encontro em 2014, com derrota do Esquadrão por 2 x 1 na Arena Condá.

No histórico curto e recente entre as equipes, o Bahia enfrentou a Chapecoense apenas cinco vezes em duelos pelo Campeonato Brasileiro. Perdeu 3 e empatou 2. O Tricolor marcou 3 gols e sofreu 6. No encontro pelo primeiro turno, pela 13ª da rodada da competição nacional, o Esquadrão chegou a estar vencendo por 1 x 0 na Arena Condá, em Chapecó, com gol de Gilberto, no entanto, tomou o empate com Osman nos minutos finais.

Na temporada passada, quando era comandado por Paulo César Carpegiani, o Bahia esteve muito próximo de conquistar uma vaga para a pré-Libertadores, chegando nas rodadas finais dependendo apenas de si próprio, no entanto, uma derrota para a Chapecoense em plena Arena Fonte Nova, por 1 x 0, e também para o Sport-PE (que lutava contra o rebaixamento) na Ilha do Retiro, jogaram água no chopp tricolor e deixaram a vaga distante. No final das contas, a Chape foi quem ficou com a última vaga na pré-Libertadores e ainda salvou o Vitória do descenso.

Para o duelo, o técnico Enderson Moreira não contará novamente com o atacante Gilberto, que ainda se recupera de lesão e segue vetado pelo Departamento Médico. Por outro lado, o zagueiro Jackson, os meias Gregore e Ramires, e o atacante Edigar Junio, que não foram titulares contra o Atlético-PR por opção do treinador, retornam ao time. Veja abaixo a provável escalação do Tricolor Baiano.



FICHA TÉCNICA

BAHIA X CHAPECOENSE
32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data: 04/11/2018
Horário: 19h00 (de Brasília) e 18h00 (de Salvador)
Local: Arena Fonte Nova
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP)

Confira a provável escalação do Bahia para enfrentar a Chapecoense

Deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*