Bahia, Vitória, Náutico e Sport-PE na Série A em 2017

Ontem arrisquei aqui, num misto de obviedade e desejo, que Vasco e Atlético-GO estão na Série A do próximo ano. Algo bem óbvio. E que Bahia e Náutico vão completar o quarteto campeão. Ai, estes dois últimos, na base do puro desejo. O Bahia por ser o time por que torço com responsabilidade comigo mesmo, e o Náutico, um time da região e do técnico Givanildo de Oliveira, sujeito, assim como o Paulinho Fernando, pelo qual tenho simpatia adicional. Trata-se de verdade de um técnico de futebol e não um aventureiro que, pela pobreza do atual estágio do futebol brasileiro, ganhou espaço e mídia. Givanildo de Oliveira não, este tem história e títulos conquistados e já fez a cobra subir por seis vezes, como garante o refrão de algo que o povo, pouco exigente, chama de música. Isto não é brincadeira, portanto o cara merece conquistar a vaga.

E na Série A, onde está inserido o Esporte Clube Vitória, sofrendo como um condenado e fazendo sofrer seus torcedores como um malvado? No Brasileiro da Série A, os prognósticos, os chutes, são bem mais fáceis, com boa margem de acerto.

Usando outra vez da obviedade, fica fácil notar que América-MG e Santa Cruz já voltaram para onde nunca deveriam ter saído, por falta de estrutura e o Figueirense é outro que já foi embora, restando apenas um pescoço para ser colocado abaixo daquela lâmina fria, suspensa e pesada.

No meu entendimento, nas próximas duas rodadas, este quadro sangrento será definido de forma bem clara, notadamente após observar como irá se comportar o Esporte Clube Vitória nos próximos dois jogos: Ponte Preta brigando pelo G6 e Sport-PE, que deve estrear técnico novo, contra o time baiano, ambos os jogos fora de casa, onde Leão vira gatinho. Sem dúvida isto é um complicador para a saúde mental do meu amigo Imperador e do seu secretário e procurador substituto, Vovo-Mundico.

Mas como estamos num BLOG de torcedores e tratando o futebol como uma matéria que podemos afirmar o que desejamos, sem precisar provar absolutamente nada, me aventuro apontar que a composição do Z4 será composta, exatamente, na ordem de classificação deste momento, ou seja, América-MG e Santa Cruz que já foram e, juntos a eles, teremos o Figueirense e Internacional de Porto Alegre, aliás, confirmando a queda, será bem além da merecida, pelo time simplesmente ridículo do clube gaúcho.

Repito, neste cenário, podemos ter novamente na Série A de 2017, quatro clubes da região (Bahia, Vitória, Náutico e Sport-PE) e isto, por si só, já justificaria a torcida e fé no Esporte Clube Vitória, somando o desejo, está claro, que os jogos que faltam ao Internacional, teoricamente, são os jogos mais difíceis, entre todos rebaixáveis e entre aqueles que correm risco, o Internacional é o clube de pior qualidade técnica, a despeito da sua fama e tradição.

Autor(a)

Deixe seu comentário