Ainda dá? Bahia tem apenas 7,5% de chances de acesso

Acabou-se o primeiro turno da Série B, para o Bahia de forma deprimente e preocupante já que o acesso parece cada vez mais distante, ou diria impossível, e o risco de rebaixamento para Série C segue vivo. Chances de acesso ainda existem, matematicamente. Moralmente, só um milagre, já jogaram a toalha, isso é visível no rosto dos jogadores e do técnico Guto Ferreira. Porém, como é obrigatório jogar os entediantes 19 jogos que faltam, não tem outro jeito, é jogar jogo a jogo e acreditar, quem sabe, ter a sorte grande igualmente um ganhador da Mega Sena. Ou seja, as chances existem, mas são mínimas, quase nulas.  

Com as 19 rodadas finalizadas, o Bahia contabiliza sete triunfos, quatro empates e OITO derrotas, total de 25 pontos, e está posicionado na décima colocação da tabela. De acordo com um estudo realizado pelo departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Esquadrão inicia o returno com apenas 7.5% de chances de conquistar o acesso. Vasco e Ceará seriam os times com maiores probabilidades de subir à elite, no momento, com 90.6% e 69.7%, respectivamente. 

Ainda segundo o levantamento, a pontuação de “corte” para subir à primeira divisão neste ano será mais baixa do que em outras temporadas. Os times que conquistarem 60 pontos terão cerca de 90% de chances de acesso, notícia que dá um alento aos tricolores que ainda aguardam um milagre em 2016. Enquanto isso, pontuações acima de 62 pontos deverão garantir as equipes na Série A de 2017. O Bahia precisaria de uma campanha de, pelo menos, 62% de aproveitamento dos pontos disputados no returno, o que resultaria em 36 pontos conquistados nas próximas 19 rodadas. Ou seja, 12 triunfos. No primeiro turno, o Tricolor teve um aproveitamento de 43.9%. 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário