Como fazer um grande trabalho no Bahia?

Em meio a um mercado em crise um futebol em crise em que, você olha para o lado e pensa? Tenho que mudar esse cenário são 85 anos de clube, que começou bem avassalador, demorou e foi bicampeão e depois disso? Caiu muito e como caiu! Uma leve, porém significativa comparação trago do São Paulo que tem 86 anos, até 1990 junto com o Bahia eram dois times com a mesma história e 2 campeonatos Brasileiros e depois disso? O que aconteceu? O São Paulo avançou, foi 3 vezes campeão da Libertadores, foi campeão brasileiro outras 4 vezes foi 3 vezes campeão mundial, fora outras conquistas! Não se perdeu no caminho, não ficou no tempo, pelo contrário, se reestruturou e durante esses anos foi o clube mas organizado do país ( até 2 anos atrás).

E o Bahia? Simples:

Rebaixamentos, 10 anos sem se quer um título baiano, dividas, decadência de jogadores, processos e viu seu maior rival ser vice de Brasileirão de Series A B e C, vice da Copa do Brasil e vários títulos baianos. Ai todos vai dizer: MAS não ganhou, pois é, não venceu, mais chegou, conseguiram algo que em 28 anos não conseguimos.

O presidente assumiu um time dessa forma, com uma história de passado, um presente arruinado e um futuro a Deus dará. Mesmo assim está deixando claro o que queria fazer em 3 anos, trazendo credibilidade, reduzindo dividas, trazendo querendo ou não bons jogadores (que independente que dando certo ou não ele tentou), fazendo bons contratos com patrocinadores, mídia, fortalecendo a marca e mais uma vez em entrevistas para o Redação Sportv e Bola da Vez na ESPN ele disse que o maior desafio dele no Bahia seria trazer receita, credibilidade e diminuir as dívidas. E ele fez, está fazendo, sabemos que o time está em crise, houve um choque de união, o time vinha numa seqüência, houve mudança de técnico, o grupo rachou e mesmo assim a torcida não apoia um time tão fragilizado.

O Bahia precisa da torcida, claro é obvio que sim, seja ela povão, classes A B e C todos os tipos. O Bahia precisa de todo nosso apoio, o presidente está tentando, errar todos erramos, será que quem critica age em sua vida como quer que o presidente haja? Será que vocês se compram um celular caro o celular é roubado fica sem pagar? Compra outro igual sem ter condições? Se atolam em dívidas? Quando cada um de vocês tem problemas agem com o coração ou com a razão?

Paixão move montanhas, mas razão faz você tomar decisões certas em momentos difíceis, coração erra, mas razão não!

Futebol é um jogo de teoria, porém é também um jogo de pratica, um clube desorganizado internamente interfere no rendimento da equipe, assim como o momento pessoal de cada jogador interfere no futebol.

Não quero e nem vou mudar o pensamento de alguém, só quero que todos pensem que precisamos refleti se todas as conquistas e avanços do Bahia extra-campo tem valor e se a longo ou curto prazo. Hoje colhemos os frutos de administrações m ruins do passado, a mudança vem com planejamento e eu acredito que daqui a 2 ou 3 anos o Bahia será um time melhor e assim buscará novamente o caminho onde se perdeu há 28 anos atrás.

Henrique Ferreira – Torcedor do Bahia e amigo do BLOG  

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário