ECVitoria: domingo, dia das mãe e ser campeão

Estamos diante de um domingo bem diferente! Um domingo em que comemoramos o dia das mães. Mesmo que, consensualmente, sabemos que o dia das mães é todo dia, mesmo assim, as pessoas reservam parte do domingo para passar com elas e/ou leva-las a missa pela manhã e/ou aos Estádios para assistir uma partida de futebol .Mas este é um domingo clássico: Tem futebol! E clássico em um domingo como este, tem sua liturgia; nem sempre quem faz a melhor campanha vence…nem sempre quem tem melhor plantel perde (risos). O Vitoria tem melhor plantel e melhor treinador, por isso irá se sagrar campeão hoje. Mas voltemos a falar do domingo…

O dia de domingo sempre foi sagrado para a maioria dos cristãos católicos, bem como torcedores de futebol, pois estes, em sua maioria, guardam e aguardam esse dia para ir a Igreja e/ou para ir ao Estádio torcer pelo time de coração. O domingo sempre foi um dia especial para o Vitória, pois as goleadas que ele aplicou no seu maior rival ocorreram em dia de domingo. Por isso, acredito que o domingo é santificado.
O torcedor levanta da cama, já pensando em adiantar tudo o que ele tem pra fazer para que atarde ele possa ir ao Estádio ou assistir o jogo pela televisão. Muitos torcedores já colocam o seu manto sagrado (camisa de seu time) e “desce para a praia”, ou vai ao bar do seu Manuel, na esquina, comer uma feijoada com direito a cervejinha ou caipirinha; E, outros, levam a família no parque ou zoológico, durante amanhã, para que a tarde esteja livre. Como o Domingo é diferente! Enquanto em outros países o domingo é o primeiro dia da semana, para outros países, incluindo o Brasil, o domingo é o ultimo! Para nós, não faz menor diferença se o domingo é o primeiro ou é o ultimo.

O importante para nós, é que esse domingo é o dia do “VIBA” com todos os ingredientes possíveis e imagináveis. O povo conversa, dá palpites sobre o resultado da partida falam de “quebra de tabu”, do Caso Victor Ramos, do STJD, em “hegemonia”, tratam dos “relacionados” para o jogo, conversam sobre a arbitragem, do Mundico e do presidente do time adversário, fazem comparações entre os ataques e defesas… fala-se de tudo!!! Pois é, domingo é domingo… é para rezar…torcer, sem brigar, …domingo é para peregrinar até o Estádio e torcer para o Leão ser campeão com maestria! …Mas, o domingo pode ter outras peregrinações. Muitas pessoas vão ao Campo Grande para rezar no “Pé do Caboclo”, lamentar-se, chorar e afogar as mágoas.

Entretanto, Tenho certeza de que o ônibus que eu pego não passa pelo Campo Grande, porque ele é rubro negro.

Arnaldo Oliveira Souza Junior, torcedor do Vitória, amigo do Blog.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário