100%: Vasco e Atlético-GO seguem soberanos na Série B

O Campeonato Brasileiro da Série B, ainda que apenas na 4ª rodada, vai ganhando seus contornos iniciais e já dá para ter uma noção básica de quem vai/pode brigar diretamente para fugir do calabouço da segundona. Ainda é cedo, é verdade, faltam 34 rodadas e podemos ter mudanças radicais, principalmente na parte de cima, visto que toda temporada um ou outro assume o papel de “cavalo paraguaio” e outros deixam para despontar já no segundo turno. Até o momento, Vasco e Atlético-GO vão imperando, com 100% de aproveitamento, 4 vitórias em 4 jogos, empatados com na liderança com 12 pontos. O time de Goiás, assim como o Santa Cruz na Série A, é a grata surpresa no Brasileirão de baixo e nesta rodada manteve a supremacia vencendo o Vila Nova por 2 a 1 de virada e nos acréscimos. Já o time vascaíno fez um jogão de 7 gols com o Bahia em São Januário, venceu por 4 a 3 novamente sob comando do craque Nenê, isolado na pomta e liderando todas as estatísticas

Logo abaixo na tabela de classificação, há 5 pontos dos líderes, vêm cinco clubes empatados com 7 pontos, na ordem: Avaí, Brasil de Pelotas (outro que vem surpreendendo), Criciúma, Bahia e Paraná, seguidos por Náutico e CRB (com 6 pontos). A grande decepção até agora é sem dúvidas o Goiás, apontado como um dos fortes candidatos ao acesso, porém, o time alviverde ainda não se encontrou na Série B, vem fazendo jogos terríveis e perdendo pontos importantes contra equipes que estão na parte de cima da tabela, como por exemplo a derrota para o Criciúma na rodada passada (3×1) e nesta rodada empatando em casa contra o Brasil de Pelotas, caindo para 12º com 5 pontos. 

O único que ainda não pontuou na Série B foi o lanterna Sampaio Corrêa, também é o time que mais foi vazado (13 gols) e só balançou as redes uma única vez, vivendo uma fase tenebrosa e dando claros sinais que caminha passos largos para desembarcar na Série C de 2017, ao seu lado no Z-4 se encontra Vila Nova, Bragantino e Joinville (todos com 3 pontos). O time que mais marcou gols foi o Vasco (11 vezes), já a melhor defesa é a do Atlético-GO, sendo vazado uma vez apenas após passar três jogos em branco. O artilheiro isolado da competição é o meia Nenê com 7 gols, seguido por Felipe Garcia (Brasil-RS), William Batoré (Avaí) e Lucas (Paysandu) todos com 4 tentos. A 5ª rodada tem início nesta terça com o Bahia encarando o sempre cascudo Náutico, às 19h15, na Arena Fonte Nova. 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário