Bahia x Vitória: O que esperar de Doriva e Vagner Mancini

Caríssimos amigos, sem muita notícias no âmbito da bola, nos voltamos para o noticiário econômico e político do nosso Brasil varonil. Assustados e perplexos ao ver a nossa economia se dissolvendo igual a sonrisal, o pugilismo campeando na câmara e a Polícia Federal prendendo ilustres figuras do mundo político e econômico, só nos resta retornar ao nosso ópio costumeiro. Ahhh se estivéssemos no tempo da guerrilha….

Doriva, o novo comandante tricolor

Óbvio que a notícia da contratação do novo treinador do Bahia não viria sem alguma polêmica. Depois de ensaiar alguns nomes que pouco empolgaram o torcedor, o Bahia fecha com o novato treinador Doriva.

Está claro que o clube está fazendo uma grande aposta em um treinador com pouca experiência. Aposta esta que alguns companheiros do blog justificam como sendo natural pela impossibilidade de contratar um melhor nome. Eu discordo da ideia de que o Bahia não teria condições de atrair um treinador melhor. Acho que neste memento você precisa ter profissionais que consigam vender a ideia de que o clube quer algo grande, tem um projeto estruturado e que possa empolgar o treinador.

Imagino que a escolha de Doriva deixará muitos torcedores, ressabiados com o acesso que não veio, com um misto de apreensão e duvida. Confesso que esperava um nome de maior peso até pela necessidade imperiosa do acesso. Mas, cedendo aos apelos do nosso (lá dele !!) Lite, é deixar o homem trabalhar e esperar o melhor.

Sei que os números em geral não são garantia de sucesso ou de competência. Mas, fazendo uma comparação básica, Doriva possui 107 jogos como treinador de futebol, enquanto Mancini possui 491. Por outro lado, na sua curta carreira o novo comandante tricolor já acumula os títulos de campeão Paulista e Carioca. Enquanto Mancini possui a Copa do Brasil, o Bahiano e o Cearense.

É elementar no futebol que treinador sozinho não faz verão. Desta forma, somente quando o Bahia apresentar todo o elenco para a nova temporada é que será possível projetar ou imaginar onde o time será capaz de chegar. Espera-se que Doriva tenha boa influência e fácil trânsito nos bastidores do futebol e possa convencer alguns atletas a defender suas cores. Haja vista, ser esta também a vantagem de um treinador mais tarimbado e mais bem quisto dentro do mundo da bola.

O que esperar do Professor Mancini

Mais uma vez vale a mesma máxima explicitada acima. O treinador só pode obter bons resultado se possuir um grupo forte e qualificado para as competições que afronta. No caso do Vitória, não temos nenhuma ideia de que plantel defenderá as cores rubro-negras no ano que vem. Novas contratações não aconteceram e as renovações, ainda, estão em andamento. Ainda chega a triste notícia de que Rhayner não renovará. Cadê a diretoria ??

Imagina-se que a maioria da torcida do Vitória está satisfeita com a manutenção de Mancini. Não somente porque isto significa uma continuidade do trabalho, mas porque o treinador já foi capaz de realizar boas campanhas à frente do Leão. Acrescenta-se que futebol é momento também para os treinadores. Ou seja, igual aos jogadores, os professores também desfrutam de boas e más fases. Poderíamos citar o exemplo de Luxemburgo que, após estar no topo dos técnicos nacionais (chegando até a treinar o Real Madri), não consegue mais o desempenho do passado.

De maneira geral, a torcida deve sim estar bastante esperançosa com o trabalho que Mancini pode desempenhar em 2016. Não somente na condução da equipe, mas também na formatação do elenco, na escolha meticulosa de jogadores que possam encaixar com a forma que ele imagina ser a melhor para o time jogar. Creio que esta é uma parte do trabalho dos treinadores que não é devidamente reconhecida no nosso país. Talvez em função da grande rotatividade que afeta os treinadores no futebol nacional ao longo de cada temporada, isto sempre fica em segundo plano. De qualquer forma, creio que existe uma grande confiança em Mancini neste critério também, ainda que isto não signifique a certeza de acertar sempre.

Finalmente, foi dada a largada para a temporada 2016. Ainda que de forma lenta e tímida as equipes começam a se mover e, a partir de agora, o mercado da bola tende a entrar em frenética ebulição. Ebulição esta que, oxalá, traga para a dupla BaVi uma alvissareira nova temporada de 2016, até porque estamos cansados de sofrer.

Saudações rubro-negras do Leão Série A, só aqui aguardando as presas (serve peixe também !! rsss)… já o vice.

Filba – Torcedor do Vitória e amigo do BLOG 

Autor(a)

Deixe seu comentário