Ceni explica manutenção da zaga e elogia atuação do Bahia contra o Botafogo

Com o triunfo, o Esquadrão chegou aos 10 pontos e assumiu a vice-liderança do Brasileirão.

Foto: Tiago Caldas /EC Bahia

O Esporte Clube Bahia venceu o Botafogo na noite deste domingo (05), pelo placar de 2 a 1, no Estádio Nilton Santos, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Everaldo e Rafael Ratão marcaram os gols para o tricolor, enquanto Jeffinho anotou o tento do Glorioso. Na entrevista após a partida, o técnico Rogério Ceni explicou a manutenção da dupla de zaga (Kanu e Gabriel Xavier) e destacou o nível de atuação da equipe.

 

“Para mim a manutenção (da zaga) se deve muito a velocidade do Botafogo. O Botafogo é um time que ataca muito nas costas da última linha. O Cuesta ficou alguns dias parado, e decidimos em função da velocidade deles ter o Kanu. Mas não é nada que o Cuesta não possa estar de volta no próximo domingo. Vamos analisar a semana de trabalho. Os três são muito importantes para mim. Eu treinei essa semana duas formações distintas. Treinei com três zagueiros. Mas queria passar um recado para os jogadores, de que não é porque estamos fora de casa que a gente precisa mudar a maneira de jogar. No segundo tempo começamos a sofrer, aí mudamos para ter mais força no meio de campo. Fico feliz porque a rodagem no elenco em janeiro e fevereiro é o que nos possibilita repetir a equipe”.

“Fico feliz porque, pela primeira vez fora de casa, a gente conseguiu render como também rende na Fonte Nova. Pelo menos nos primeiros 45 minutos […] Hoje o Biel e o Ratão deram mais velocidade. O De Pena entrou na posição do Everton Ribeiro, e hoje decide o jogo. Mais ou menos como foi contra o Vitória, que quem entrou decidiu para a gente. Hoje a gente tem algumas peças que conseguem manter o ritmo do jogo.

Ele também falou sobre o gramado sintético. “Acho que dos sintéticos que eu já joguei esse é o melhor. Ele é rápido, mas é gostoso de se jogar. A bola corre sem mudar de direção. Quando você monta um meio de campo como o nosso é visando a posse de bola. E para isso um campo bem molhado antes do jogo, liso, favorece. Ainda precisamos de mais ritmo, não é só o meio de campo, a defesa e o ataque também precisam entrar nisso. Mas dos gramados sintéticos, esse é o que eu mais gosto. Claro que um gramado natural é melhor, mais macio, mas para rodar bola esse gramado ajuda bastante”.

Com o triunfo, o Esquadrão chegou aos 10 pontos e assumiu a vice-liderança do Brasileirão, empatado com o Athletico-PR, que só fica na frente pelo saldo de gols. Já o Botafogo caiu para a 3ª posição, com 9 pontos.

Agora o Esporte Clube Bahia terá a semana inteira livre para se preparar visando o duelo contra o Red Bull Bragantino, no próximo domingo (12), às 18h30, na Arena Fonte Nova. A partida é válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário