O vexame do Bahia e a fantástica recuperação do Vitória

Amigo torcedor, chegamos na reta final da série B e, como já de costume, estamos aqui para dar os últimos passos nesta maratona nas masmorras do futebol. Claro que ainda existem masmorras mais profundas (C e D), porém não podemos sequer conceber a possibilidade de revisitá-las. O nosso futebol, para crescer, depende de uma duradoura presença na serie A e é nessa direção que devem ser guiadas as estratégias e políticas dos nossos clubes. No entanto, esta temporada que se finda vai ficar marcada pela incrível recuperação do Vitória e pela inacreditável debacle do Bahia.

O INCRÍVEL VEXAME TRICOLOR 

Posso atestar aos amigos que um dos maiores prazeres que qualquer torcedor possui é ver o seu arquirrival perder. Ainda mais se está derrota significar a perda de um título, de uma classificação ou de um acesso a uma divisão superior. Porém, o vexame e a debacle do Bahia, numa temporada que se iniciou extremamente promissora, foram tão grandes que eu confesso não sentir satisfação e nem prazer com o fato. Se pensarmos bem, até 3 rodadas atrás o Bahia tinha todas as possibilidades de acesso. Enfrentou rivais com muitíssimo menos tradição que ele, diria até com elencos inferiores ao dele. Mas, o que ficou demonstrado após estes jogos foi que o Bahia simplesmente não teve força, foi derrotado por ele mesmo.

Acho que neste momento a análise de cada torcedor estará apontando os fatos, omissões e erros cometidos. E, cada um, estará certo em algum ou alguns pontos da análise. Porém, é preciso fazer uma distinção entre as estratégias e a forma como são implementadas. É preciso perceber que se o acesso não veio e erros foram cometidos, algum avanço ocorreu. A democracia é assim mesmo, nem sempre as nossas escolhas levam a um resultado positivo na velocidade que queremos e, algumas vezes, escolhemos Lula em pelo de cordeiro rssss. Mas, para o bem do próprio clube, acredito ser muito importante separar o que deu certo do que deu errado. Manifestações como as que ocorreram para derrubar o Presida só jogariam o clube no mar de incertezas que ele esteve mergulhado durante muito tempo.

De qualquer forma, ainda que seja mera e, talvez, injusta especulação, a forma como o Bahia se comportou nos últimos jogos leva a crer que problemas internos fizeram com que o elenco simplesmente desistisse da competição, ou seja “jogaram contra”. Não é possível perder da forma que perdeu, mesmo não tendo um elenco e um treinador muito competentes. Agora cabe a vocês tricolores juntarem os cacos, chorarem as pitangas e exigirem as mudanças que possam fazer o Bahia triunfar no próximo ano. O que posso garantir, desde já, é que 2016 será um ano muito longo para a torcida tricolor.

A INCRÍVEL RECUPERAÇÃO DO VITÓRIA

Ainda que não esteja com o acesso matematicamente garantido, o Vitória que iniciou sua campanha perdendo para o Sampaio Correa em casa, percorreu um longo caminho, realizou uma importante correção no percurso para atingir uma condição que lhe coloca a 1 ponto do acesso faltando duas partidas para o final da competição. Há que se acrescentar que a equipe esteve no G4 durante boa parte do torneio e chegou a liderá-la em algumas rodadas. Estes fatos demonstram o tamanho da recuperação que o Vitória empreendeu no certame. Porém, haja vista ter o Vitória vivido uma grande crise interna e ter substituído o seu presidente, não podemos acreditar que o foco dos novos mandatários tenha sido outro que não uma busca desesperada pelo acesso. Isto quer dizer que valeu muito mais a experiência na contratação dos jogadores/treinador do que qualquer plano ou estratégia faraônica ou mirabolante. Em outras palavras, foi feito o simples sem muita propaganda ou fogos de artifício.

O resultado, ainda que com sofrimento, altos e baixos e solavancos, foi coroado de exito, demonstrado em pontos e num ótimo aproveitamento. Corroborado, inclusive, pelas duas goleadas aplicadas no maior rival. Pontos este que fizeram a diferença nesta fase da competição. Num momento de grande alívio como este, fica para trás até a tristeza de ter deixado escapar um título que era bastante factível quando percebemos a pouca qualidade dos rivais. Mas, para quem quer fugir do purgatório o mais rápido possível, não podemos colocar nenhum senão neste acesso que se apresenta tão próximo e tão real.

A partir do momento que este derradeiro ponto seja conquistado, devemos comemorar e muito. Mas, precisamos enxergar que o clube precisa fazer uma profunda reflexão e utilizar este ano como um necessário e valioso aprendizado.Não podemos seriamente pensar que o clube pode ficar vivendo continuante estes sobressaltos, essas variações bruscas de desempenho nas competições que disputa. O Vitória deve continuar seguindo o caminho da profissionalização, buscar a abertura responsável do clube e cada vez mais se modernizar. Conhecemos bastante bem o nível da série A e precisamos estar preparados com antecedência. Nada de tentar formar o time no meio da competição e rezar para “dar liga”. Devemos ter em mente que cada vez que o time é rebaixado existe uma abrupta rutura no planejamento e o time fica mais distante de participar de competições mais importante e rentáveis.

Estamos quase lá. Menos pela qualidade dos jogos e mais pela emoção de estarem os times nivelados, esta serie B que se aproxima do fim foi recheada de emoções, de alternâncias nas posições da tabela e chegará ao derradeiro suspiro como um campeonato onde existiu uma intensa disputa. Ao final, uns chorarm e outros riem. Esta é a lei que vigora no mundo das competições. Claro que estamos felizes em rir por último, ano que vem quero ver o Leão jogar aos domingos. Chega de dias de jogos esdrúxulos e adversários que eu tenho que procurar no mapa sua origem. Sds rubro-negras do Vitória da Bahia, a um passo do paraíso, já o vice…

Filba – Torcedor do Vitória e Amigo do BLOG

 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário