Quais clubes serão os eleitos para a Série A, em 2016?

Vivemos um momento de definição sobre quais serão os Clubes que irão ascender à elite do Futebol Brasileiro, em 2016. O campeonato chegou à sua vigésima sexta rodada e alguns clubes demonstram que podem lograr êxito, na empreitada de retornar de onde nunca deveriam ter saído. Os prováveis candidatos parecem estar traçando rumos muito semelhantes com oscilações e tropeços a cada rodada. 

O Botafogo do Rio de Janeiro parece ser um forte candidato face ao número de pontos acumulados até então. Não se pode, contudo, considerá-lo como um time confirmado no final da trigésima oitava rodada. Se observarmos a atual situação dos postulantes, isso se explica facilmente, remetendo ao raciocínio de que o objetivo pode ser frustrado até lá, visto que a distância, entre o time carioca e o sétimo colocado, seja de apenas 8 pontos. Considerando ainda, numa aproximação maior, a distância entre o atual líder e o quinto colocado (Sampaio Correia), seja de meros 6 pontos.


O Paysandu, lá de Belém-PA, tem trilhado o mesmo caminho tortuoso. Alterna momentos de muita eficiência com momentos de reconhecida fragilidade. A aparência de forte candidato não se pode desconsiderar. Tem um bom time, um bom grupo de jogadores e pode perfeitamente ser um dos que chegarão aos píncaros da glória em 2016. Apenas a certeza de que essa façanha ainda está muito longe de se confirmar. Tudo ainda é muito incerto.

Os demais, aí incluindo os dois clubes do nosso Estado, estão numa luta muito igual com as possibilidades, variando na medida em que as rodadas vão se encerrando.

O Bahia, tão criticado e amaldiçoado por parte da sua Grande e Imensa Nação Tricolor, oscila muito entre um jogo e outro causando muita incerteza sobre o êxito final. Observando friamente à luz das atuais circunstâncias, não podemos deixar de nos preocupar com esse fato. Apenas sempre chamamos a atenção de que, nesse certame, não temos um clube sequer que tenha demonstrado uma condição de estabilidade desde a primeira rodada. Isso nos habilita a afirmar que o Tricolor Baiano tem todas e reais condições de alcançar o seu objetivo de retornar à elite em 2016, em que pese um exagerado, despropositado e atual “pessimismo” reinante no seio do seu torcedor.

Ainda com muitas possibilidades, mas também passando por grande oscilações dentro das 4 linhas, encontra-se o Vitória da Bahia que se mostra um forte candidato ao acesso. Percebe-se que tem um time relativamente arrumado, apesar da eterna dependência do Escudero. Alimenta a esperança do aceso, mas dentro da premissa de que tudo será possível, até mesmo uma provável e inaceitável postergação ao acesso para o próximo ano. Tudo depende, e muito, do que acontecerá até a última e, provavelmente, decisiva rodada. 

Assim, podemos imaginar ainda que temos outros clubes que poderão no sufoco, no verdadeiro “prá lá do Deus me acuda”, conseguir e abiscoitar uma das vagas totalmente indefinidas no momento atual. Entre esses Clubes podemos citar e destacar o Santa Cruz, o Sampaio Correia e o América das Minas Gerais. 

Prá frente é que se anda e o futuro a Deus pertence.

Paulinho Fernando – Torcedor do Bahia e amigo do BLOG

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário