Será que a história fatídica irá se repetir?

O campeonato todo vi torcedores de Bahia e Vitória comemorando mais a derrota do rival do que seu próprio triunfo. Os jogos foram passando, e chegamos à última rodada do Brasileirão podendo ver o filme de 9 anos atrás se repetir, aonde a dupla Bavi caiu de mãos dada para Série C do futebol brasileiro.

No próximo domingo, os dois times entram em campo para impedir que 2005 volte à memória. Mas não será nada fácil. Tanto Bahia, quanto Vitória, dependem de um tropeço do Palmeiras contra o Atlético-PR, lá em São Paulo. A situação tricolor é mais complicada, já que, além da derrota do time paulista, depende de um empate do rival, contra o Santos, no Barradão.  

Caso Bahia e Vitória sejam rebaixados, encerraria a sequência de sete anos com pelo menos um clube baiano na Série A. Ele teve início em 2008, com o Vitória de volta à disputa após três anos em divisões inferiores. Em 2010, o Rubro-Negro foi rebaixado, mas o estado seguiu representado, desta vez pelo Bahia, que conquistou o retorno para a primeira divisão após sete anos entre as Séries B e C.

Em 2013, os dois grandes baianos disputaram juntos a Série A e fizeram um clássico na elite pela primeira vez desde 2003. Sem nenhum representante do estado na elite em 2015, o futebol baiano ficará enfraquecido nacionalmente e bipolarizado como sempre, adormecido dentro de uma pobre cultura amadorista que não permite aos dirigentes de ambos os clubes enxergar um metro depois do nariz.    

Fellipe Costa


Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário