Lançada campanha contra o racismo na Copa

Brasília também aproveitará a realização da Copa do Mundo para intensificar o combate ao racismo. Seguindo a linha do Governo Federal de promoção da conscientização sobre o tema, a Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal (Sepir-DF) lançou nesta terça-feira (10.06) a campanha “Copa sem Racismo”. O objetivo é coibir crimes raciais no Distrito Federal e conscientizar a população local e os visitantes de que a prática discriminatória referente à raça, cor, etnia, religião ou origem é crime – inafiançável e imprescritível – e sujeito à pena de reclusão, de acordo com a Constituição Federal.

Uma das ações consiste em oferecer orientação jurídica e psicossocial – parceria com a Defensoria Pública e o Ministério Público do Distrito Federal. Além disso, a Sepir firmou parceria com o comando da Polícia Civil do Distrito Federal. O órgão de segurança terá unidades policiais próximas dos eventos relacionados à Copa no Distrito Federal.

Vítimas do crime e testemunhas também serão orientadas a utilizar o Disque Racismo, canal de recebimento e acompanhamento de denúncias (discar 156- Opção 7). O serviço funciona desde março de 2013 e recebeu mais de 11 mil ligações.

“Queremos sair da Copa muito melhores na luta contra o racismo do que estávamos antes dela”, afirma o governador do DF, Agnelo Queiroz.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário