Vitória levou 26 gols em 20 partidas em 2014

A defesa do tricolor do Vitória é o ponto fraco na atual temporada  por isto o setor defensivo do Leão é alvo de críticas desde o início . Foram 20 partidas no ano, das quais oito pela Copa do Nordeste, 11 no Baiano e uma na Copa do Brasil. E 26 gols sofridos, média de 1,3 por jogo. O Vitória só não levou gol em quatro jogos.  

O jornalista Cecílio Angelico, do Ibahia, fez um ótimo levantamento quando mostra que até  momento, o técnico Ney Franco já utilizou sete duplas de zaga. Na primeira fase da Copa do Nordeste, o treinador promoveu um rodízio entre os atletas. De cara, Matheus Salustiano ganhou a confiança e passou a ser titular. Ao lado de Rodrigo Defendi, formou a zaga que mais atuou. Foram oito partidas, incluindo o Ba-Vi do último domingo, na Fonte Nova.

Luiz Gustavo também passou a ser figura certa na defesa. Com Defendi, atuou em quatro partidas. Era titular até fraturar o nariz, no Ba-Vi do dia 23 de março. Para domingo, a chance de retornar é grande. Luiz Gustavo treina com uma máscara de proteção no rosto e deve ser aproveitado. 

O mistério é saber quem vai sair. Rodrigo Defendi convive com o erro no primeiro gol tricolor na Fonte. Ao tentar cortar uma bola, entregou nos pés de Maxi Biancucchi, que iniciou a jogada do gol de Anderson Talisca. No final da partida, o camisa 4 reconheceu o erro. 

 Ainda no estádio, o técnico Ney Franco deu apoio ao zagueiro e praticamente confirmou Defendi na grande decisão. “Não quero entrar nesse caso específico de analisar um jogador, principalmente porque ele errou. Seria massacrar um atleta que todo mundo já está massacrando. E digo mais: a tendência é que ele jogue o outro jogo. Ele tem o respeito do treinador. Se não tiver nenhum problema físico durante a semana, vai jogar”. 

A diretoria também expressou apoio. Diretor de futebol do clube, Raimundo Queiroz fez questão de afastar qualquer boato de que o defensor esteja barrado. “Isso não é verdade. Pode até não jogar, mas isso será critério do treinador. O técnico tem liberdade para escalar quem quiser. Isso jamais partiria da diretoria”, afirmou.

DUPLAS DO ANO

Matheus e Defendi 8 jogos
Luiz e Defendi 4 jogos
Luiz e Ferrari 2 jogos
Matheus e Ferrari 2 jogos
Matheus e Dão 2 jogos
Lucas Zen e Dão 1 jogo
Matheus e Vinícius 1 jogo

Com isso, é provável que Luiz Gustavo entre no lugar de Matheus Salustiano. Nas quatro partidas que fez com Defendi, quatro gols sofridos. Média de um por jogo. Se mantiver a média, o Leão terá que fazer três para sair com a taça de Pituaçu. Após a folga de ontem, o elenco se reapresenta hoje à tarde na Toca do Leão. Ney Franco começa a procurar o substituto de Hugo, expulso no domingo. Marquinhos é o favorito para ficar coma vaga. Willie corre por fora.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário