Bahia com orgulho

Acredito que uma das piores coisas são anões que pensam que são gigantes. O orgulho é um desses sentimentos que podem fazer a gente passar por esse ridículo. Não falo do orgulho de merecimento, do louvor ao que somos e conquistamos, mas o orgulho da soberba, do descabido, da falta de apreço pela inteligência alheia. E é essa a presunção do orgulhoso, a soberba, que assistimos a uma parte da torcida a acreditar que seremos ainda esse ano campeões nacionais. Não temos ainda taco para tanto, advirto-os! O campeonato nacional, mais uma vez reitero, não tem nada a ver com um torneio como o Baianão, onde nos sagramos campeões.

O que poderia estar causando essa falta de apreciação objetiva do campeonato brasileiro de parte da torcida? O Bahia é um time vencedor, está se preparando para grandes conquistas, é verdade, mas estamos ainda engatinhando em termos estruturais comparado com os times do sul-sudeste. Temos ainda desafios enormes como a de mudar a cultura do torcedor do Bahia imediatista para um torcedor-participativo. O Bahia que precisa de 30.000 sócios para ter seu camisa 10 dos sonhos não se apresentou como estipulou a diretoria. Tem muita gente que dizia que não iria se associar ao Bahia porque não colocaria dinheiro em um clube dirigido por amadores e sem transparência. Hoje, temos essas pré-condições.

O que falta então para assistirmos esse gigante nascer mais forte com 30.000 sócios? O Bahia tem tudo para fazer uma boa campanha no nacional, talvez esse seja o sentimento de muitos que esperam para ver o Bahia disputar uma libertadores para se associar. Mas, eu pergunto: Se você se associar agora a receita gerada será a de trazer melhores jogadores e montar um melhor time. Saiamos da inércia! O Bahia lançou um plano de associado novo, com planos de aquisição de ingressos facilitado. Então, o que falta? Vamos correr enquanto é tempo para construir um Bahia do tamanho dos nossos sonhos, inclusive com um camisa 10 a altura das nossas tradições.

Certo que o orgulho que sentimentos por esse clube é o mesmo, desfrutamos de um sentimento de orgulho natural e de auto-apreciação verdadeiros, temos agora que investir nesse sentimento, e afastar a soberba de que o Bahia será campeão brasileiro porque ganhamos um campeonato baiano cada vez mais falido e que não gera receitas para o clube. Temos um bom time, podemos ser gigantes em breve, mas temo que muitos não vejam a beleza desse projeto daqui a 5 anos. Se ganhamos facilmente o campeonato baiano, imagine daqui a 5 anos?

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário