Santo protagonismo esse do Vitória!

O Vitória tem encarado um desafio de fazer ciúme: tem namorado com o objetivo de representar o futebol baiano nas melhores competições do Brasil. Esse símbolo de vanguarda sempre teve o E.C.Bahia como ponta de lança, indiscutivelmente no futebol. O Vitória, porém, pode se orgulhar, no campeonato de pontos corridos, ao fazer uma campanha brilhante considerando as limitações financeiras em distribuição de receitas de televisão. Sabemos que os moldes como futebol brasileiro se desenvolve a tendência é virarmos uma imitação do futebol espanhol em que duas forças dividem as principais receitas.

Porém, hoje, o rubro-negro baiano tem com seu brilho não só transformado a imagem do futebol da Bahia, como calando a imprensa especializada. Jogadores e técnicos estão falando bem do nosso futebol. O Vitória conseguiu triunfar sobre clubes que tinham a preferência da mídia, soube reagir num momento de definição do campeonato e faz a melhor campanha de um clube nordestino na competição. O Coritiba caiu no segundo-turno do campeonato, o rubro-negro não. Isso é um dado que traz bons ventos para o futebol baiano no cenário nacional. 

O futebol paranaense é visto como mais competitivo e profissional que o baiano, isso deve ser levado em conta, mas a tendência é a diminuição dessas barreiras com o tempo. Esses limites regionais que se incorporam à cultura futebolística do país de que o futebol baiano é feito por amadores tende a ser cada vez mais obra do folclore e passado. O time rubro-negro rompeu um preconceito que existia sobre clubes medianos que não conseguem ultrapassar turno e returno numa boa campanha, com a exceção do Goiás. O Vitória com boas contratações levantou seu público e firma um sentido para os clubes quanto a uma cultura da responsabilidade administrativa.

Estaremos assistindo logo mais a uma decisão do campeonato europeu entre Barcelona e Milan, por que não pensarmos numa Libertadores para o Vitória? O valor do seu sonho é o que vai definir o caráter de uma administração. Não temos tempo para lamentar a realidade, o homem tem que sonhar mais alto. É certo que muitas quedas ainda acontecerão caso os caminhos da democracia não sejam plantados, mas devemos louvar um bom trabalho quando ele é bem feito e elevar a imagem da nossa terra no cenário nacional não só com uma boa formação de jogadores, mas também como organização e poder.

PS.: Ao meu amigo Marco Guimarães, minhas homenagens!

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário