O público e o resultado financeiro do BaVi

Ainda que a torcida do Vitória tenha adquirido toda a carga disponível para ela, o publico total e a renda gerada no primeiro BaVi da primeira divisão após 10 anos ficou um pouco abaixo do esperado (muitos esperavam ver pelo menos 45 mil torcedores na Arena).  

Ao todo foram quase 39 mil presentes (destes 37 mil pagantes), arrecadando R$ 1.311.982,50. As despesas do jogo ficaram na ordem de 600 mil reais, e o resultado da bilheteria da partida superou um pouco os 700 mil. Cabe registrar o alto número de ingressos para estudantes, chegando a 55% dos bilhetes vendidos, o que fez com que o ticket médio fosse reduzido, afetando diretamente a arrecadação total. 

Segundo é comentado pelas rádios de Salvador, o Vitória deverá receber 20 reais por ingresso vendido nos jogos como mandante na Arena, embolsando por tanto algo em torno de 700 mil reais por essa partida. 

Difícil saber se o jogo fosse no Barradão a presença do torcedor seria da mesma forma. Comparando com a final do estadual quando o ingresso era preço único de 35 reais e foram 33 mil Rubro Negros, o resultado do jogo foi de 575 mil reais. 

Estimando um número um pouco menor de torcedores (o apelo não foi o mesmo de uma final de estadual) e um ingresso mais barato (certamente seria os 30 reais que foi cobrado no jogo do São Paulo), provavelmente o resultado no Barradão teria sido na casa dos 400 mil reais. 

E fica portanto a questão que tanto tem inquietado a torcida Rubro Negra: A diferença financeira que o Vitória percebe jogando na Arena vale a pena? Até que ponto vale jogar no Barradão sem as melhorias necessárias (e um acesso decente) arrecadando menos? 

O fato é que com o orçamento atual será impossível o clube dotar o Manoel Barradas das melhorias necessárias. Como então conseguir a verba para melhorar o estádio próprio e nunca mais precisar pisar na Arena? 

Eis a questão.

Victor Hugo 

Autor(a)

Deixe seu comentário