Vánder saiu sem se tornar profissional

Uma mensagem magoada, inconsequente, e que mostra ainda o nível de descomprometimento do E.C.Bahia com a formação de seus jovens foi a despedida deixada pela direção do clube do desligamento de Vánder. Jovem talentoso, excelente nos contra-ataques, o ex-jogador tricolor percorreu no seu ex-clube uma trajetória descendente. No ano de 2010 foi decisivo na volta do tricolor para a 1ª. divisão. Não esqueçamos da escapada do jovem jogador do campo de defesa até o cruzamento para Moraes sacramentar a vitória sobre o Sport em plena Ilha do Retiro em 2010!

Vánder também foi decisivo em alguns jogos aqui e ali, mas nunca se firmou como titular no E.C.Bahia. Mas, não foi o motivo de baixo rendimento técnico que resultou  na saída de Vánder do Esquadrão. O que houve foram questões pessoais, desentendimento internos entre o jogador, seu procurador e o E.C.Bahia. O jogador teve também sua parte de culpa nesse processo de mágoas entre as partes envolvidas. Seu regresso ao Bahia, quando acabou seu empréstimo no Flamengo, deixou o jogador deslumbrado. O que um garoto ainda em formação poderia aprender de bom no Flamengo com um ambiente de farras, pouco profissionalismo e completamente anacrônico em face do profissionalismo que se exige do futebol moderno?

Cabe também ao Bahia alguns questionamentos sobre como se deve tratar um jovem promissor, quais critérios usados para a formação de cidadãos e não somente jovens aventureiros no futebol. Hoje, o futebol caminhando para a profissionalização, cabe um comprometimento do jogador maior com seu clube e sua comunidade. O Bahia precisa entender que seus jogadores não podem ser bem visto pela sociedade se não frequentam uma escola, vivem em confusões com  mulheres pouco escrupulosas e muitos tragados pela bebida. Como também os jogadores que aqui aportam devem servir de exemplo e não de incentivo a vagabundagem.

Espero que Vánder tenha sorte na sua carreira e que consiga se identificar com outro clube e por lá fazer seu nome como Lucas fez no São Paulo, Robinho no Santos e Neymar também do Santos. É essencial para o jogador construir uma relação duradoura com seu clube, isso mostra o homem por trás da camisa, demonstra também um bom trabalho de formação dos atletas e comprometimento com o futuro de uma nação com ex-jogadores de futebol e jogadores mais comprometidos com valores menos gananciosos e mais solidários.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário