Vitória será campeão com 77 Pontos

Esse lance de número ideal para o Vitória cravar a vaga na Série A, está uma loucura. Os jogadores não chegaram a um consenso, os torcedores têm diferentes opiniões e a imprensa diverge em relação à pontuação necessária para o objetivo rubro-negro ser alcançado o quanto antes. 

Mas quem mais entende de números são os matemáticos. Por isso, o CORREIO bateu um papo com o professor do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Gilcione Costa, que trabalha diretamente nas probabilidades das Séries A e B. E a projeção é otimista. 

 “O Vitória está a duas vitórias de colocar um pé e meio na Série A. De 65 pra baixo não sobe. Só uma tragédia daquelas para contar nos anais da história tira o Vitória da Série A”, entende Gilcione Costa.

Assim, caso o Leão vença o Paraná, sábado, em Curitiba, poderia subir já na terça, com outro triunfo diante do ASA, no Barradão. Mas será impossível comemorar de imediato, já que o Atlético-PR, quinto, mesmo com duas derrotas em sequência teria chances de chegar a 73 pontos nos oito jogos restantes. O time paranaense tem 49, a 11 do Leão. 

 “Na pior das hipóteses, com 70 já se garante. Isso porque o Vitória teria que ser ultrapassado pelos quatro atrás dele. E com mais 10, obrigaria o Atlético-PR a fazer 21 em 10 jogos, algo que ele não conseguiu em nenhum momento do campeonato. Mas é aquela coisa: quando falo em probabilidade, tenho que assumir um risco”, pondera Costa.

Campeão 

Confortável na corrida pelo acesso, a situação para título é um pouco mais difícil. Isso porque a diferença para o segundo colocado Criciúma é de apenas dois pontos. Mesmo assim, o rubro-negro tem 51,8% de chances de ficar com a taça.

“Eu diria que é muito provável que o vice-campeão tenha entre 75 e 76 pontos. Acima disso garante o título. O Vitória precisaria de pelo menos 17 pontos para chegar lá. É o grande favorito, já que não tem mais o confronto direto”, acredita. 

Nessa projeção, o rubro-negro precisa de seis vitórias ou cinco e dois empates.

Os cálculos respeitam o momento dos concorrentes nos últimos dez jogos. O padrão do time que briga pelo título é somar 20 pontos a cada 30 disputados. Nos últimos nove jogos, Leão e Tigre fizeram 16 cada. “Basta o Vitória manter o padrão para levar”, diz.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário