Os mandantes que realmente mandam

A 28ª Rodada do Campeonato Brasileiro das séries A e B teve uma peculiaridade interessante, foi a rodada em que os donos da casa provaram que realmente mandam. Das 20 partidas, em nada menos que 14 foram os mandantes que saíram vitoriosos. Em outros 5 jogos não houve vencedor, e apenas na partida em que o lanterna da série A jogou em casa foi que o postulante a vaga da libertadores, o Vasco, saiu vencedor, e ainda assim em jogo que o zero só veio sair do placar no finalzinho da segunda etapa, no sufoco. 

Outro fato curioso foi que os 5 primeiros da tábua de classificação de ambas as série jogaram e venceram em seus domínios, mantendo praticamente o mesmo cenário nas principais disputas das competições. 

Mas de forma alguma isso quer dizer que a tarefa de vencer em casa foi fácil. Pelo menos não na série B, onde todas as 7 conquistas aconteceram com a diferença mínima no placar. Na verdade foi o contrário, as vitórias saíram de forma suada, com algumas viradas no placar, e com 3 resultados sendo definidos apenas nos acréscimos finais das partidas. 

Na série A o placar apertado ficou só para os clubes fora da zona de rebaixamento. Além do Atlético de Goiás, que foi o único mandante perdedor, os outros 3 sofreram goleadas contundentes, que certamente abalarão seus elencos, dificultando ainda mais a árdua tarefa de escapar da série B em 2013.

Na próxima rodada será a vez dos 5 líderes de ambas as série jogarem como visitantes (menos o Vasco, único visitante feliz dessa rodada, que pega o São Paulo em São Januário). Será que os mandantes irão manter a mesma banca? 

Victor Hugo 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário