Paulistas têm pior campanha no Brasileiro

A matéria da Folha de São Paulo desta sexta-feira, revela que os clubes paulistas jamais começaram tão mal um Campeonato Brasileiro desde que o sistema de pontos corridos foi implantado, em 2003.

Com mais de um terço da competição realizada (13 rodadas), nenhum dos seis representantes paulistas esteve no grupo dos quatro primeiros, que garante vaga na Libertadores. É algo inédito.

As piores campanhas eram a de 2008, quando apenas um paulista, o Palmeiras, apareceu em quarto lugar na oitava rodada. E em 2005, quando a Ponte Preta assumiu a liderança e o Corinthians, que seria o campeão, alcançou a terceira colocação –tudo na oitava rodada do torneio.

Além disso, hoje, os seis paulistas têm médias de pontos, de vitórias e de gols marcados piores do que em qualquer outra edição do Brasileiro por pontos corridos.
Palmeiras, Santos e Portuguesa têm freqüentado a zona do rebaixamento, e o São Paulo, o melhor na tabela apesar de ter passado por uma mudança de técnico (Emerson Leão por Ney Franco), alcançou a quinta colocação em apenas duas rodadas. Hoje, ocupa a 7ª posição.

O fraco desempenho tem ao menos uma explicação: prioridade às competições paralelas. Dos seis times, quatro tiveram boas participações nos torneios que disputaram simultaneamente no primeiro semestre.

Corinthians e Palmeiras conquistaram títulos da Libertadores e da Copa do Brasil respectivamente. Jogadores foram poupados, principalmente por Tite, o que fez os corintianos aparecerem na lanterna em vez de tentarem defender o título da Série A, conquistado em 2011.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário