Quais são os grandes clubes do Brasil?

Só umas perguntinhas básicas, quem são os times grandes, médios e pequenos do futebol Brasileiro??? Será que podemos fazer uma classificação enquadrando equipes como grandes e outras como médias e pequenas???

Será que alguns clubes são grandes apenas pelo fato de maior exposição na mídia. Tenho minhas dúvidas se a torcida do Botafogo é porventura maior que a do Santa Cruz de Pernambuco.

O Bahia, por exemplo, faz parte do seleto grupo de 13 times que fundaram o clube dos 13 e que por muitos eram considerados os 13 grandes do país que conseguiam negociar qualquer coisa com emissoras de TV e até organizar um Campeonato, em detrimento da CBF que enfrentava dificuldade financeira e administrativa, como fizeram em 1987.

Seria o Bahia maior que o Atlético-Pr ou o Sport ???

Quando meu time do coração vai encarar, por exemplo, numa Copa do Brasil uma destas equipes, costumo ter mais receio de enfrentar os dois últimos ao invés do Bahia, pois o Furacão quando está em um bom momento é praticamente invencível na Arena e o Sport na Ilha do Retiro se torna um gigante imbatível. Parece que na Ilha do Retiro e na Arena da Baixada existe um monstro que assusta quem vai de visitante jogar por lá!

E o Galo ??? Este vive do Brasileiro de 1971 – na minha humilde opinião o primeiro Campeonato Brasileiro! De lá para os dias de hoje, o Galo não consegue ganhar títulos de expressão nacional. Um garoto de 20 anos nunca viu o Atlético-MG ser campeão Nacional ou de Libertadores. Seria o Galo ainda tão grande, maior que o Coritiba???

E o Fluminense? Seria grande??? Time grande não vai parar em terceira divisão e precisa depois de auxilio de virada de mesa!!! Uma mancha no futebol nacional e para a história do Flu. O Figueirense, por exemplo, nunca passou por uma situação dessas de ter virada de mesa. Quando conseguiu seu acesso a série A foi por seu próprio mérito!

Até mesmo o grande Corinthians caiu para a segunda divisão e disputou honrosamente, subindo por suas próprias forças. Podíamos classificar como grandes os 5 clubes que nunca estiveram disputando a segunda divisão do Campeonato Nacional?

Este seleto grupo de 5 equipes são: Flamengo, São Paulo, Santos, Internacional e Cruzeiro! E no momento atual??? Seriam grandes os 20 clubes que vão disputar a série A do Brasileiro 2012 ???

E dentre os grandes? Seriam maiores Flamengo, Corinthians, São Paulo, Vasco, Palmeiras e Santos por terem as maiores fatias das cotas de televisão???

Seriam grandes Flamengo, Corinthians e São Paulo por terem as maiores torcidas???

Em Goiás, seria o Goiás maior que o Atlético-GO. Confesso que fiquei com a pulga atrás da orelha, pois no primeiro Encontro de Botequeiros tivemos a presença do amigo Valdivino torcedor do Atlético e aqui no blog recentemente o amigo Zé Melancia fez questão de reforçar a força do Atlético-Go como um time de destaque merecendo um enquadramento justo!

Confesso que nunca conheci um torcedor do Goiás, mas já conheço dois do Atlético-GO. O mesmo acontece com o Náutico que não conheço torcedores, mas do Santa Cruz conheço dois.

No meu conceito times gigantes são 12: –> 4 grandes de Sampa, 4 grandes do Rio (o Flu tem ressalva), 2 grandes do Rio Grande do Sul e 2 grandes de Minas Médio pra grande: Sport, Atlético PR, Coritiba, Vitória-Ba, Bahia!

Médios: Ponte Preta, São Caetano, Náutico, Santa Cruz, Paysandu, Remo, Fortaleza, Ceará, Criciúma, Joinville, Avaí, América-MG, Paraná, ABC-RN, América-RN, Guarani, Goiás e Atlético-Go, Juventude, Portuguesa, Figueirense

É apenas minha percepção, já o que vem abaixo disso é pequeno!

O texto foi uma sugestão e originalmente foi publicado, no BLOG, Boteco do Boleiros.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário