E.C Ypiranga: O Mais Esperado!

90 minutos e um empate simples dentro do Estádio Metropolitano de Pituaçu, contra a Jacuipense, é tudo que precisa o querido Esporte Clube Ypiranga para voltar abrilhantar com sua tradição e suas conquistas a primeira divisão do Campeonato Baiano, na edição de 2013. Expectativa positiva é total e também motivo de ótima reportagem de autoria de Adalton dos Anjos do Jornal Metro 1 desta sexta-feira que merece ser conferida.

TREZE ANOS depois de o Ypiranga cair para a segunda divisão do Campeonato Baiano e de quase se juntar a grandes clubes como o Rangers, da Escócia, que decretou falência este ano, e o Racing, um dos cinco maiores da Argentina, que fechou as portas em 1999, o Mais Querido está bem próximo de voltar à elite do futebol baiano. O time aurinegro, que fez boas apresentações no Campeonato Baiano da 2ª divisão deste ano, está a um empate de conquistar a vaga na primeira divisão do Baianão 2013.

Neste domingo (8), o Ypiranga entra em campo para o jogo mais importante do ano e busca não frustrar mais uma vez o torcedor, como no ano passado. Em 2011, o time chegou às semifinais do Baianão, venceu a primeira partida em casa, por 1 a 0, mas foi derrotado no jogo de volta pelo Itabuna por 2 a 1. “Temos uma equipe fora de campo mais experiente. Muita coisa que erramos o ano passado tivemos a oportunidade de não repetir”, afirma o presidente do Mais Querido, Emerson Ferretti.

Este ano, o time que teve torcedores ilustres, como Irmã Dulce e Jorge Amado, fez uma campanha melhor e garantiu a vantagem do empate na luta pela volta à primeira divisão. Passada a primeira partida da semifinal contra a Jacuipense fora de casa, cujo placar foi de 2 a 2, o Ypiranga agora está a um empate de conseguir voltar à elite do futebol baiano e de quebra buscar o 13º título estadual da sua história, somando as conquistas das duas divisões

Ansiedade e confiança

Faltando poucas horas para que os jogadores, comissão técnica e diretoria possam ver parte dos seus planos se consolidarem, a ansiedade paira sobre os ares da Vila Canária, local de treinamento do time. “São quase três anos de trabalho para ser definido em 90 minutos”, conta o dirigente.

O treinador do time, José Carlos Amaral, prefere não mudar a rotina de treinos e a preparação para a partida de domingo (8). “Estamos trabalhando com os pés no chão, sem excesso de confiança e da mesma forma em todo o campeonato”, afirma o técnico. Ainda segundo ele, a partida está sendo encarada como decisiva, assim como todas as outras disputados no torneio.

“Ainda falta muita coisa a fazer”

Nem mesmo os quase cem anos de história e títulos livraram o Ypiranga de quase decretar falência. Até mesmo o leilão do Centro de Treinamento em Vila Canária, sede do clube, foi cogitado para que as dívidas fossem pagas. No entanto, em 2009, a chegada do ex-goleiro do Bahia Emerson Ferretti à diretoria do clube aurinegro fez a situação mudar.

“O clube estava fechando as portas, com muitos problemas, sem dinheiro, sem nada. Não tinha quem tomasse a frente. Agora, a gente já resolveu muita coisa, mas ainda falta muito a fazer”, lembra o presidente do time. Este ano, o Mais Querido também comemorou a parceria com a Lotto, fornecedora de materiais esportivos de clubes como Sport e Goiás, além do clube italiano da Fiorentina e do espanhol La Coruña. No entanto, as contas do Ypiranga não foram equilibradas, pois as despesas continuam sendo maiores do que a receita.

“Vamos recolocar o time no brasileiro”

Os planos da diretoria são bem ambiciosos e vão além do acesso à Primeira Divisão. “Dentro de campo, além de voltar a Primeira Divisão, vamos recolocar o time no Brasileiro e fazer o clube se tornar um formador de atletas. Outro projeto é a recuperação da Vila Canária”, explica Emerson, que também quer zerar as dívidas do Ypiranga. O dirigente ainda deseja desenvolver atividades ligadas a outros esportes e segmentos como cultura, moda, literatura e teatro.

Além disso, Emerson quer tornar a Vila Canária um Centro de Treinamento padrão Fifa, para receber seleções na Copa do Mundo de 2014 e por isso, procura parceiros para recuperar o local e cumprir as exigências. “Teremos divulgação internacional para clube, benfeitorias para a comunidade e um CT recuperado”, declara o dirigente.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário