20ª Rodada do Campeonato Baiano 2012

O Campeonato Baiano vai chegando, nesta quarta-feira, com a realização da vigésima rodada, na sua reta final da fase classificatória de um total de 22 rodadas, com muitas polêmicas envolvendo as arbitragens, torcidas organizadas se matando, muitos gols e futebol de péssima qualidade, tão ruim, que Neto Baiano, ganhou o status de matador em um campeonato de público pequeno e assustado, isto sem contar os tradicionais prejuízos de ordem financeira e sem apontar, até agora, um jogador que possa ser incluso na lista das revelações, ainda que alguns digam que o Rayllan, do Bahia de Feira, é a salvação do plantio de cinco meses em alguns campos de pouco verde e muitos buracos.


O revigorado Bahia talvez seja a grande novidade positiva este ano, quando reduziu ao quase zero o nível de vexames bem comum em anos anteriores, inclusive podendo chegar às finais com a vantagem e, assim, abrir em escala maior o leque de oportunidade para conquistar seu primeiro título após a inauguração da era Pituaçu, dentro de Pituaçu.

Hoje o tricolor, “lá longe”, porém perto de Petrolina, mas no Estádio Adauto Morais, em Juazeiro, faz um jogo que só tem importância pela soma geral de pontos, para ter a vantagem do empate na finalissima. O site oficial afirma que o tricolor necessita de outros 5 pontos, já alguns torcedores que freqüentam o BLOG, sempre atentos aos números, afirmam que o correto são quatro pontos, faltou saco para fazer as contas, não nego e confesso.

O certo é que o Bahia mesmo com 12 desfalques entre eles, e talvez o mais importante, a ausência de um campo digno para a prática do futebol é o grande favorito para o jogo desta noite. O Juazeirense, já acordado de qualquer sonho de classificação, precisa somar qualquer pontinho para se manter distante o pesadelo do rebaixamento.

Jogo bom mesmo será no Barradão, Vitória e ECPP, duas equipes listadas no grupo dos classificados se encontram e fazem um jogo que, ao final dos 90 minutos, pode mexer na posição de classificação do Vitória, Feirense, Vitória da Conquista e Bahia de Feira.

O ECPP está com a corda no pescoço. Após lutar por vaga entre os quatros e atingir o objetivo ao vencer o Bahia de Feira, já pode ver o sonho morrer de fralda molhada e ainda no berço e, para isto não acontecer, terá a dura tarefa de vencer o Vitória no espaço que um dia foi chamado de santuário rubro-negro por alguns torcedores de pouco juizo, até o empate (somando 31 pontos) complica a vida do Bode, já que é certo que o Bahia de Feira, dentro de casa, vai bater o Itabuna (somando 32 pontos) para retomar seu antigo assento dentro do G4. Portanto, a alternativa do Vitória da Conquista é vencer no primeiro momento, fracassando, apela para segundo, rezando e acendendo velas azulinas para que apareça uma assombração braba em Feira de Santana um pouco antes da meia-noite desta quarta-feira

O Vitória tem a vida garantida na vice-liderança na hipótese provável de triunfo, empatando ou perdendo, pode ser ultrapassado pelo Feirense, que enfrenta o Camaçari no Armando Oliveira que, por sua vez, vencendo escapa do pequeno risco do rebaixamento e afunda até o pescoço aquele que, um dia, foi tratado como “o tradicional Fluminense de Feira”, na segunda divisão.

Atlético de Alagoinhas e Bahia de Feira são os únicos clubes que ainda podem brigar por uma das vagas do G4. Os demais estão fora, cumprem tabela ou lutam para fugir da degola. O Carcará, com 27 pontos, pode chegar aos 36, mas é preciso vencer todos seus jogos e torcer por tropeços de Bahia de Feira (29 pontos) e ECPP ( 30 pontos). O Atlético comemorando 42 anos de fundação, enfrenta nesta quarta-feira, no seu retorno ao Estádio Antônio Carneiro, o Juazeiro e vencendo mantém, ainda que de forma remota, aquele velho sonho da classificação.

Juazeirense x Bahia
Vitória x Vitória da Conquista
Serrano x Fluminense
Atlético x Juazeiro
Camaçari x Feirense
Bahia de Feira x Itabuna

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário