19ª Rodada do Campeonato Baiano 2012

A bola rola neste Domingo pela décima nona rodada do Baianão 2012, e como o Bahia já garantiu a vaga e agora só cobiça o primeiro lugar e ainda tem quatro tiros para disparar, já podemos colocar na gaveta reservada os assuntos mortos e prestes a ser sepultados: Bahia em primeiro lugar e no bolso direito o mando de campo e no esquerdo, a vantagem do empate, aliás, este critério tem sido nos últimos anos, UM dos pilares que deram sustentação os títulos do Esporte Clube Vitória.

O Leão apesar da vacilada na quarta-feira, terá o jogo estilo “bonificação” hoje à tarde, contra Itabuna para avançar e administrar à vice-liderança com certa tranqüilidade, e como o Feirense ainda tem alguma banha para queimar e não sofre qualquer ameaça na rodada deste Domingo, logo, a partida entre Vitória da Conquista e Bahia de Feira, que será realizado no Estádio Lomanto Júnior, é o jogo da rodada pela importância e a única partida que oferece briga pela classificação

O tricolor de Feira de Santana ainda tossindo o mosquito que comeu na última quarta-feira quando perdeu dentro de casa para o Camaçari, agora terá de tirar coelhos da cartola para enfrentar o Bode dentro do seu cercado e a matemática é bem simples: perdeu, cede o lugar no G4 justamente para o adversário, o Vitória da Conquista. Empatou, pode ficar na alça de mira do Atlético de Alagoinhas, MAS, sobrevive dentro do G4, quase que inclusivamente pela incompetência dos adversários que não souberam aproveitar os diversos tropeços do Tremendão.

O Bahia pega o Serrano com um time todo remendado e sem grande compromisso pela antecipação da vaga, e, além disso, sabe que pode alcançar e confirmar o primeiro lugar no decorrer dos próximos jogos. Ainda assim, pela fome e exigência da torcida é o grande favorito mesmo com o time lotado de desfalques.

Já o Serrano, ainda que não tenha perdido no segundo turno, em compensação é um time que supera apenas o Itabuna e Fluminense, os últimos lugares, em número de vitórias, apenas três. Moral, não perdeu, mas não ganhou de ninguém e empatou com quase todo mundo. Resultado: 20 pontos e com poucas chances de hoje se afastar do distante 9º lugar, que se encontra neste momento.

O Vitória mesmo desfalcado de alguns e poupando outros jogadores só vai se desgastar pelo deslocamento dos aproximados 500 quilômetros até o Estádio Luis Vianna Filho. O Itabuna está praticamente degolado, o time somou até agora, 11 pontos e pode chegar aos 23, caso aconteça o milagre de vencer todos os seus jogos, e enquanto isto não acontece, o Camaçari, o primeiro da lista acima dos rebaixados, já soma 23 pontos, deixando evidente, que não existe salvação, e hoje sabemos, por que Jorge Amado, mesmo Itabunense, era torcedor do Ypiranga.

O Feirense baleado após duas derrotas consecutivas terá a chances de manter os pés firmes dentro do G4 enfrentando o Juazeirense, em Senhor do Bonfim. No Jóia da Princesa do Fluminense, em situação complicadíssima na vice-lanterna, encara o eterno aspirante ao G4, o Atlético de Alagoinhas, e fechando a rodada, o Juazeiro que ainda que viva uma situação turbulenta administrativamente, vem fazendo ótima campanha no segundo turno e pode vencer o Camaçari

Bahia x Serrano
Itabuna x Vitória
Juazeiro x Camaçari
Vitória da Conquista x Bahia de Feira
Fluminense x Atlético
Feirense x Juazeirense

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário