O que acontecerá com o Bahia?

Lulinha EC BAHIAMais um empate em casa. Na hora de elogiar, elogiamos, mas tá na hora de criticar, dessa vez. Mais do que nunca, o Bahia não pode fechar as contratações. A prova está ai: o empate contra o Botafogo foi péssimo, assim como foi o empate com o limitadíssimo Avaí. Será que Carlos Alberto vai ficar de fora sempre que o time precisar? O que é que está acontecendo com ele? E Ávine, porque não vem bem? Porque anda se machucando tanto? E o Bahia, cadê o futebol que empolgou contra o Fluminense e o Atlético-PR? Cadê João Neto seu René Simões?

São muitas perguntas para um time que ainda não tem um elenco convincente e que não consegue deslanchar no brasileirão. A torcida do Bahia vem lotando Pituaçu em todos os jogos para sair frustrada com o resultado e com o futebol mostrado pela equipe. E René Simões, sinceramente, o Bahia não pode ser um time previsível, como foi nos últimos três jogos. Mostrou incapacidade de criação de jogadas novas e está muito dependente de Jóbson e Carlos Alberto.

Vontade e raça, reconhecemos que o Bahia tem. Sem sombra de dúvidas, René Simões consegue trabalhar muito bem a parte emocional. Mas a parte técnica e tática, está deixando a desejar. Um Bahia pífio no primeiro tempo, dominado pelo Botafogo. Um Bahia aguerrido no segundo tempo, mas sem criatividade. O toque de bola do Botafogo foi muito melhor, menos afobado, mais eficiente. Eles poderiam ter matado o jogo, não fosse o goleiro Marcelo Lombar.

Estamos insatisfeitos. A torcida do Bahia está chateada mesmo. A campanha em Pituaçu é horrível. Definitivamente, o Bahia não se sente à vontade jogando lá. O Bahia vem perdendo pontos importantíssimos e está próximo à zona de rebaixamento, dando ousadia para aqueles que vem apontando o time como provável rebaixado.

O problema não é falta de jogador, o tricolor tem atletas de qualidade. O que falta é coesão no time, que está errando muito, inclusive um fundamento básico chamado troca de passes. Tá na hora da torcida cobrar mais fora de campo. Tá na hora de exigir resultados positivos. O Bahia não ganhou nenhuma das quatro partidas em Pituaçu.

René Simões tem nota 4,0. Parar de inventar é bom e talvez Dodô ou Jussandro cairia melhor na lateral esquerda. Ricardinho não pode ser escalado para os jogos que o Bahia jogar em Pituaçu. Ele é muito lento. Júnior, é raçudo e tem um toque melhor que Souza, mas é jogador de uma perna só. Gabriel, muita correria, mas pouca objetividade. Tem muito a amadurecer. Marcone estava muito desligado no jogo de hoje. Lulinha, muita correria, pouca objetividade também. E Marcelo Lombar foi o melhor do Bahia em campo. Os demais jogadores (Fahel, Diones, Paulo Miranda, Titi) têm mantido a regularidade.

Agora, praticamente chegamos à metade do primeiro turno, cerca de um quarto do campeonato, e o Bahia só tem dois triunfos. É chegado o momento em que os demais times vão começar a crescer em campo. Times como Cruzeiro, Grêmio, Santos, Coritiba, que estão na fase intermediária da tabela, assim como o Bahia, vão começar a melhorar seus rendimentos. O que acontecerá com o Bahia?Vinicius Sampaio

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário