Campeão com todos os méritos possíveis

Pois não é que os americanos do outro lado aprenderam jogar bola, e como! Logo que os Times se posicionaram em campo aguardando o apito inicial, fiz uma observação com os que me acompanhavam defronte a telinha, disse: Parecem futebol de menino, dois amontoados de cada lado, ninguém guarda posição, outro comentou: É a força do preparo físico todos estão em todos os lugares sempre, pois é, foi que aconteceu principalmente do lado dele. Os caras estão todos onde a bola estiver. Na verdade eles fazem dois blocos, um de zaga e outro de proteção à zaga.

A bola rolou e de fato observamos que embora o posicionamento deles em campo retrate um respeito muito grande, observa-se muito mais é a disciplina tática muito privilegiada, são dos tipos que só serão vencidos pelas jogadas individuais, já que em distribuição tática eles não falham nunca, parece jugo de videogame. Só instalar um chip em cada um, com um GPS vamos constatar os mesmos dando os mesmo passo o tempo todo.

Outra coisa que chama a atenção no futebol deles são as práticas de fundamentos. O pessoal das divisões de base, devem ter se deliciado com as nuances amostradas, quem assiste treinamento dessas divisões inferiores vai observar essas ações repetitivas. No segundo gol deles, por exemplo, o contra ataque com dois contra dois, eles foram perfeitos na conclusão o que demonstrou um desempenho muito grande nesse tipo de aproveitamento, pois foi essa a única oportunidade nesse fundamento e eles não desperdiçaram, marcaram.

Durante o intervalo já previa que o Brasil, se quisesse ter melhor sorte nessa partida teria que ser diferente, ou seja, a disposição tática continuava a ser importante, mas o mais importante do que isso seria a individualidade inesperada para fazer a diferença. Bem não esgotamos nossos argumentos na torcida do intervalo, assim que foi dada o reinicio do jogo, uma jogada de ataque brasileiro, eles muito bem dispostos taticamente, mas a individualidade brasileira falou mais alto, Luis Fabiano recebeu na entrada da área, fez o giro e foi muito feliz tirando completamente do alcance do goleiro americano. É aquela história, para desmanchar uma disposição tática perfeita só a individualidade pode resolver. Como resolveu!

Depois do primeiro gol o Brasil melhorou bastante, começou a apertar e até fez um gol aos dezesseis minutos que poderia ser logo o empate desestressante àquela altura, mas o lance foi muito difícil e o auxiliar não confirmou que a bola ultrapassou a meta. Depois dessa falha de arbitragem os americanos voltaram a crescer na partida e exigiram de Júlio Cesar duas defesas muito boas.

Vendo que não poderiam seguir lamentando o leite derramado o Brasil procurou esquecer a falha do Juiz e lançou-se ao ataque. A equipe americana já não conseguia manter a postura tática inicial, começava a se curvar lance a lance ao melhor futebol dos brasileiros cedendo o empate em lance de muita disputa.

Com dois a dois a certeza de vencer a partida parece ter-se apoderado de vez. O futebol do Brasil ficou vistoso e o deles desesperador, tanto assim que o gol da vitória brasileira veio de uma falha de disposição tática deles que com tantos grandalhões na área deixaram o guerreiro Lúcio chegar mais alto e botar para o fundo das redes. Daí pra frente foi só administrar, fazer a bola rolar até a conclusão da partida que confirmou o Brasil Campeão da Copa das Confederações mais uma vez.

Veio à hora das premiações, Lúcio garbosamente levantou a taça de campeão da competição, nada mais justo para o capitão, um gigante em todos os sentidos, muita raça e técnica apurada como zagueiro e digo isso baseado não só na empolgação da vitória não, digo e lembro-me do passe magistral que Lúcio deu num corredor da defesa americana, oportunidade que Luís Fabiano só não marcou por conta de mais uma excelente intervenção do goleiro americano.

Agora o Brasil é o maior campeão nas duas competições oficiais de futebol profissional da Fifa: cinco Copas do Mundo e três Copa das Confederações.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário