TV Itapoã e Rede Bahia: Vergonha!

Indignação. Talvez essa seja a palavra que mais povoou nossas cacholas durante essa semana. Fazia algum tempo que não criticávamos as redes de TV local diante de alguma bizarrice no que se refere a tratamento suspeito ao Esporte Clube Vitória. Porém, nesse primeiro semestre de 2009 já fomos “premiados” com algumas atitudes mais do que desrespeitosas por parte das duas redes de TV baianas responsáveis pelos direitos de transmissão do campeonato regional e Copa do Brasil.

Primeiro veio a Rede Record/TV Itapoã. No mesmo dia da reinauguração do Estádio Metropolitano de Pituaçu, cuja partida seria entre bahia e Ipitanga, o rubro-negro enfrentava o Esporte Clube Primeiro Passo no Sudoeste baiano. O que se viu na transmissão da TV foi uma total falta de critério para exibição dos flashes do que acontecia no Estádio Roberto Santos.

As imagens do jogo realizado em Vitória da Conquista eram cortadas quando bem entendiam e ao surgirem os gols em Salvador era nítido o desespero dos comentaristas e do locutor (que se encontravam aqui em Salvador) para a imediata exposição do replay da jogada e vibração por parte do torcedor tricolor. Enquanto isso, o torcedor do Vitória tinha que cruzar os dedos para que toda aquela falta de profissionalismo não fizesse perdê-lo momentos importantes, tampouco os gols da partida realizada no interior do estado. Uma lástima!

Quando tudo levava a crer que as “surpresas” tinham acabado, chega o presente de grego da Rede Bahia. Durante a última semana, os noticiários exibiram as partidas da Copa do Brasil liberadas pela CBF que poderiam ser retransmitidas para os estados. Entre elas estava o jogo ASA de Arapiraca x Vitória. Inexplicavelmente a TV Bahia preferiu a transmissão da partida Ivinhema-MS x Flamengo-RJ! Como é possível a preferência para exibição de uma partida envolvendo clubes de outro estado, tendo o do seu como opção e principalmente por parte de um canal que sempre vendeu o peixe de valorização das “coisas da terra”?

King Kong – Ah! A justificativa poderia ser a de que o Flamengo tem grande torcida no Brasil todo! E onde fica o Vitória nessa história, clube de segunda maior torcida entre os times daqui, de série A, com duas participações em finais de Campeonato Brasileiro e acima de tudo, BAIANO de nascença? Para mim esse já pode ser considerado o fiasco do ano! Um verdadeiro mico! Aliás, um King Kong!

O mais engraçado é que há poucos dias a TV Bahia mostrava-se orgulhosa de sua transmissão do carnaval da Bahia, sempre mostrando suas raízes baianas, tanto para o povo local, como também para os turistas do mundo todo através de propagandas mais do que emotivas. Depois me vem com essa imbecilidade de transmitir partida de Ivinhema e Flamengo! Façam-me uma garapa de jiló! Depois chegamos nós aqui, com cara de tacho, culpando a influência dos veículos de comunicação do Sul/Sudeste para o surgimento do “Complexo do Paraibismo” no interior da Bahia! E agora?

O torcedor rubro-negro tem a obrigação de contestar qualquer diferença de tratamento e falta de respeito (só para vocês terem uma idéia de um verdadeiro exemplo de orgulho local, a partida entre Figueirense e Sampaio Corrêa foi exibida para o estado do Maranhão).

Somente mostrando nossa força com as palavras e críticas é que faremos com que todos esses demagogos parem para refletir. O Vitória tem uma história, títulos, torcida e importância no esporte baiano e brasileiro dignos de orgulho do povo baiano e que jamais deveriam ser postos em questionamento. Mas, parece que parte da imprensa daqui ainda não sabe.

Saudações Rubro-Negras!
Renato dos Anjos Ribeiro/Barradão Online
Rubro-negro e fisioterapeuta.
E-mail: [email protected]

Autor(a)

Deixe seu comentário