Arturzinho não é mais o técnico do Bahia

A diretoria do Bahia anunciou, após o treino desta segunda-feira pela manhã, a demissão do técnico Arturzinho. Ainda nesta segunda deve ser apresentado o novo treinador da equipe, o ex-meia Roberto Cavalo, que foi vice-campeão brasileiro pelo Vitória, em 1993.

Cavalo não comandará a equipe nesta terça-feira, contra o América-RN, em Feira de Santana. O papel ficará a cargo de do preparador físico Dudu Fontes.

Roberto Cavalo é o terceiro treinador do Bahia na temporada. Antes dele e de Arturzinho, a equipe foi comandada por Paulo Comelli.

A demissão de Arturzinho foi decidida no último sábado, após a goleada por 5 a 1 sofrida pelo Bahia diante do Fortaleza, no Castelão, quando o time completou três trodadas sem vencer.

A equipe tricolor, que esteve perto de fechar o primeiro turno da série B no G-4, ocupa a nona colocação, com 29 pontos. O Bahia está a seis pontos do quarto colocado, o Vila Nova, que soma 35 pontos.

Depois da goleada sofrida por 5 a 1 para o Fortaleza no último sábado, o elenco do Bahia voltou a Salvador no mesmo dia e neste domingo já treinou no Fazendão.

Nesta terça-feira, às 20h30, o Bahia encara o América-RN, em Feira de Santana e em seguida o Santo André, na próxima sexta-feira. Se os números forem analisados, jogar em casa não é garantia de bom resultado. Nas nove partidas realizadas em Feira, foram apenas 12 pontos obtidos dos 27 disputados. Fora do Estado, foram 17 conquistados em 11 jogos.

Contra o América-RN, o time tricolor não vai contar com Ávine, que foi expulso quando a partida com o Fortaleza estava empatada em 1 a 1. O lateral-esquerdo não deve escapar das sanções do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Ainda não tem data prevista para o julgamento, mas o gancho pode ser pior do que os três jogos já cumpridos na última expulsão. O fato de o atleta ser reincidente pesará na decisão do tribunal.

Ávine já recebeu seis cartões amarelos e dois vermelhos nesta Série B. Dos 20 jogos do Bahia na competição, o atleta participou de 14 e ficou 5 afastado para cumprir suspensão e outra por contusão. A equipe terá o reforço de Fausto, que foi liberado da última partida por causa de um problema de saúde do pai.

O goleiro Darci, que foi vetado minutos do jogo contra o Fortaleza, não trinou neste domingo por causa das dores provocada por uma pancada no joelho.

A novidade no Fazendão é o retorno do atacante Marcelo Ramos às atividades. Sem previsão de retorno ao time, ele iniciou o trabalho de recondicionamento físico. Marcelo não joga desde o último dia 2 de agosto quando sofreu uma lesão na coxa no jogo contra o Brasiliense.Luz amarela acesa no Fazendão

Metade do campeonato se foi e o G-4 distancia-se a seis pontos, só um a menos que a diferença do tricolor para a zona de rebaixamento. Há três rodadas, o futebol apresentado não convence, o time caiu para o nono lugar com 29 pontos, as suspensões fazem um alvo a cada partida, a pressão externa aumenta.

A solução é óbvia, embora não apareça desde o dia 9, contra o CRB.

“Resultado. Em futebol só tem uma coisa que resolve”, simplifica Arturzinho, curto nas explicações. E como aperfeiçoar o desempenho se mal há tempo para digerir a maior derrota já sofrida pelo clube nas cinco temporadas que disputou a Série B e o Bahia já entra em campo novamente amanhã, às 20h30, contra o América de Natal, em Feira de Santana?

A comissão técnica apressa o passo. Após a derrota de sábado, desembarque em Salvador na noite do mesmo dia, sono coletivo no Fazendão e treino na manhã de ontem. No horizonte, dois jogos seguidos em casa contra América e Santo André, o que, em princípio, ajuda; na prática, tem atrapalhado. Foram 12 pontos obtidos nas nove partidas em Feira e 17 fora do estado.

Cobrador de bolas paradas do time, Elias joga a estatística para escanteio. “A gente não pode ter medo de jogar em casa, é a maior força de um time. Agora, nós temos dez jogos em casa e temos que fazer a diferença para não ficar lamentando depois”. De lamentação, só a expulsão de Ávine, quando o jogo contra o Fortaleza ainda estava 1×1.

O elenco ganhou mais um combatente, com a inclusão do volante Fausto. Ele havia sido liberado pela diretoria por causa de um problema de saúde do pai. No confronto anterior entre as duas equipes, Fausto fez o gol da vitória de 1×0 no Estádio Machadão, após cobrança de escanteio. O goleiro Darci, que afirma estar machucado após uma súbita pancada no joelho, ainda não sabe se terá condições de jogo. Ontem, não treinou. Herbem Gramacho do Correio da Bahia

Ávine pode ser punido pela direção do Bahia

Seis cartões amarelos, dois vermelhos e suspensões que já contabilizam cinco jogos depois, o lateral tricolor Ávine estourou a cota de paciência da qual todo jogador tem direito junto à torcida e a diretoria do clube que defende. Após ser um dos principais responsáveis pela derrota do Bahia em Fortaleza no último sábado com uma expulsão originada de uma cotovelada, Ávine pode ser punido pela direção do Tricolor.
A medida pode variar de uma multa salarial, como já houve com atletas que prejudicaram o time com cartões vermelhos durante o Baianão 2008, a até mesmo afastamento da equipe principal. Caso escape do corretivo em casa, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a situação deverá ser muito mais complicada. Julgado como reincidente em caso de agressão a adversário, Ávine pode ganhar suspensão ainda maior do que a anterior de quatro jogos pela primeira expulsão no torneio. Ainda não há data para o julgamento. ( Bahia Noticias)

Bahia treina nesta manhã de olho na recuperação

O Bahia treina na manhã desta segunda-feira, 25, no Fazendão. No domingo, os jogadores, que atuaram mais de 45 minutos no confronto com Fortaleza, fizeram um trabalho regenerativo. Os demais participaram de um mini-coletivo e sessão de exercícios físicos.

Com a derrota por 5 x 1 para o cearense, o tricolor está na 29ª posição e precisa vencer os próximos jogos para se aproximar do G4. O pior é que as partidas com América e Santo André acontecem em Feira de Santana, onde o time não tem tido um bom desempenho. O próximo confronto do tricolor é nesta terça-feira, 26, contra o América.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário