Pesquisas de torcidas são fraudes


Por Leonardo Dias
Uma pesquisa séria apontaria a torcida do Bahia que está entre as três maiores torcidas do Brasil.

Observamos pesquisas fraudulentas que dizem que o Flamengo é a maior torcida. Que tem 33 milhões de torcedores. Que Corinthians tem a 2ª maior torcida. Os institutos de pesquisa do Sudeste superestimam os índices de torcida dos times destas regiões, mas esquecem que o Flamengo por exemplo, não impõe uma média de 40.000 torcedores em um estádio há mais de 20 anos, e que o Corinthians mesmo em boa fase não bate recordes de bilheterias.

Um outro desatino que verificamos facilmente é a manipulação dos dados reais produzida pelos meios de comunicação do Sudeste, mentindo em relação a quantidade de torcedores dos times destas regiões. Vamos ilustrar essa afirmação: O Rio de Janeiro tem uma população estimada em 2005 pelo IBGE de 15.383.407 habitantes. No Rio tem o Botafogo, Vasco, Fluminense, América e outros times. Portanto, no seu estado o Flamengo não tem uma “super torcida” como proferem, pois a divide com todos os outros.

A Bahia foi estimada pelo IBGE com uma população de 13.950.146 habitantes. Na Bahia a hegemonia do Bahia é evidente, seja ele medido através da presenças nos estádios, como em números absolutos. Foi constatado que o Bahia tem 70% da torcida e o restante torce pelo o Vitória, Fluminense de Feira e outros times sem expressão. Portanto, por estado o Bahia tem maior Torcida que o Flamengo. Outra questão: ser simpático a um clube não possibilita a conclusão de que o simpatizante seja “torcedor”. Tenho certeza que no Sul o Flamengo não tem simpatizantes, e no Nordeste só encontra simpatizantes em Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão e Paraíba, pois na Bahia é um fiasco.

O Bahia ainda conta com um percentual significante de torcedores em Sergipe, Alagoas e, sobretudo no estado de São Paulo, devido ao processo de migração predominantemente baiano e nordestino ocorrido nas quatro décadas passadas, o que faz do Bahia a quinta torcida em números absolutos do estado de São Paulo, ficando atrás apenas dos quatro grandes clubes daquele estado, respectivamente, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos.

Qualquer questionário de investigação empírica que for aplicado em um pesquisa imparcial chegará a conclusão de que fora do Rio de Janeiro por exemplo, os supostos torcedores do Flamengo e do Vasco, na verdade apenas têm simpatia por esses clubes. Muitos deles chegam a afirmar que quando estes clubes enfrentam o próprio rival, eles torcem pelo time local.

Esse fenômeno é observado entres os times da Paraíba com Botafogo, Treze e Campinense; no Pará com Paysandu, Remo e Tuna Luso; no Ceará com Fortaleza, Ferroviário e Ceará Sporting; no Rio Grande do Norte com ABC, América e os times de Mossoró. no Maranhão com Sampaio Correia, Moto Clube e MAC; nas Alagoas com CRB e CSA e por aí vai… Geralmente as pessoas tem os times do sudeste como segundo time, já que os seus verdadeiros clubes de coração não disputam competições nacionais.

Um exemplo de procedimento correto que deveria ser adotado pelas pesquisas seria, por exemplo, perguntar para um habitante de Natal-RN: você torce para que time? Uma possível resposta seria: R: Flamengo!, a segunda pergunta seria: e em Natal? A resposta seria: :ABC (América-RN). A ultima pergunta seria: -Se jogar Flamengo e ABC, você torce para quem? A resposta padrão é : ABC- . A grave infração cometida por essas pesquisas é computar esse torcedor do exemplo mencionado como sendo apenas Flamenguista. Isso certamente é explicado pelo caráter irracional que costuma nortear essas pesquisas, ficando cada vez mais evidente o modelo descompromissado com o rigor cientifico na produção dos dados estatísticos.

Recentemente, um instituto de pesquisa admitiu que a sua base de dados foi uma pesquisa pela Internet. Que parâmetro seria esse que desconsidera o nível de desenvolvimento socioeconômico de cada região, inclusive o nível de inclusão digital?, pois a região Nordeste, e especificamente a Bahia situa-se entre os últimos no ranking das unidades federativas brasileiras em termos de acesso à WEB.

Um outro tópico essencial que geralmente é ignorado por essas pesquisas é o alto grau de bairrismo existente na Bahia. .Historicamente, o baiano, apesar de ser considerado “hospitaleiro”, ao lado do gaúcho, “disputa” o posto de mais barrista do Brasil. Isso fica evidenciado ao analisarmos categorias como cultura, hábitos e tradições. O Baiano é extremamente bairrista e costuma defender o que é seu, desde o acarajé até a exigência de cantar o hino do Bahia todos os anos no carnaval de Salvador, que é a festa mais popular do planeta, diante de milhões de turistas. Uma grande parte da população baiana alimenta um bairrismo desde o berço, onde os pais ensinam os filhos a gritar “Bahêea!”

Mais um fato curioso é que essas pesquisas não refletem nem de longe as estatísticas históricas e oficiais de publico presente nos estádios ao longo do tempo. Pois apesar de estar fora da divisão de elite já alguns anos, o Bahia continua a estabelecer recordes oficiais de publico.

A credibilidade de determinados institutos de pesquisas já não existe há muito tempo e essa desqualificação deriva historicamente de erros grotescos de estimações mal sucedidas em pesquisas político- eleitorais, que são o “carro-chefe dessas organizações. Se formos falar de Futebol, não precisaremos fazer muito esforço para concluir que a publicação dessas pesquisas é de uma tentativa de formar uma “opinião pública” que deve ou deveria atender a interesses diversos como publicidade, audiência de emissoras de TV da região sudeste, supremacia econômica e incontestável das regiões sul e sudeste e etc.

São pesquisas elaboradas por pessoas que não conhecem o Brasil e muito menos as peculiaridades de cada região. Essas pesquisas se constituem em verdadeiras fraudes que se assemelham as campanhas eleitorais.

Já está provado por estáticas desprovidas de imparcialidade que o Bahia tem sim a terceira ou a quarta torcida do Brasil, ficando atrás de Flamengo e Corinthians. Isso é um fato. Doa em quem doer.Leonardo Dias – leonardodiasbahia@gmail.com

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário