Depois de um primeiro turno decepcionante, chegando a somar apenas 3 pontos dos primeiros 24 possíveis e amargar a lanterna, o Esporte Clube Vitória vem fazendo uma campanha de recuperação no segundo turno da Série A do Brasileirão, e com as vitórias sobre Bragantino (1 x 0) e Fluminense (2 x 1), assumiu o 6º lugar na classificação do segundo turno.
O Leão soma 20 pontos em 12 jogos no returno, com 6 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, um aproveitamento de 55,56%. O melhor time do segundo turno é o Palmeiras, com 25 pontos (69,44%), empatado com o Internacional. Líder no geral, o Botafogo aparece com o terceiro melhor aproveitamento no returno, com 24 pontos, seguido por Fortaleza, com 24, e Grêmio, com 23.
Um dos responsáveis pela recuperação do Vitória na Série A é o técnico Thiago Carpini, que foi contratado para substituir Léo Condé. Ele não teve um bom começo, mas reformulou o elenco e mudou a postura do time. Jogadores com problemas extracampo deixaram o clube, e outros reforços chegaram para ajudar a qualificar o grupo.
“O Vitória está entre as melhores equipes do returno. Talvez a gente estaria hoje em outra situação se eu tivesse os reforços antes. Eu sei da luta que foi os seis meses que estou aqui. Tivemos muita evolução individual também. O Cáceres, o Esteves, o Lucas Arcanjo. Alerrandro ninguém gostava dois meses atrás. Tento tirar o melhor de cada atleta”.
“Eu nunca deixei de colocar minhas ideias, aquilo que eu acredito. Não tenho receio de fazer o que eu penso. Tenho muita certeza no meu trabalho. Nem sempre acerto, erro bastante, mas vou melhorando com as oportunidades. As propostas que a gente coloca, de ideias e comportamentos, os atletas começam a ver que funcionam. Isso é um ponto”, disse.