Após reunião na segunda-feira (13), os clubes da Liga Forte União se manifestaram a favor da paralisação do Campeonato Brasileiro em virtude da tragédia no Rio Grande do Sul. Os 11 integrantes decidiram votar a favor de interromper o campeonato por duas rodadas. O grupo é formado por Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude e Vasco.
Outros clubes, que fazem parte da Libra, e se posicionaram a favor da paralisação, casos de Grêmio, Atlético-MG, Corinthians e Red Bull Bragantino. Por outro lado, Bahia e Vitória, que também fazem parte do grupo, ainda não se manifestaram. Até o momento, apenas dois clubes são contrários a paralisação: Flamengo e Palmeiras.
Além do pedido feito por Grêmio, Internacional e Juventude, o Ministério do Esporte enviou um ofício à CBF pedindo a paralisação da competição por tempo indeterminado. Após o pedido do governo federal, o presidente Ednaldo Rodrigues afirmou que vai discutir com clubes a solicitação.
Os jogos dos times gaúchos, em todas as divisões e nas competições masculinas e femininas, estão adiados até o dia 27 de maio, data da reunião marcada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com o Conselho Técnico da Série A.