Apesar de não ser considerado titular absoluto no Esporte Clube Bahia, algo que é bastante cobrado pela torcida há algum tempo, o zagueiro Gabriel Xavier vem chamando a atenção do Palmeiras. Segundo informação de Edgar da Silva, o clube paulista está monitorando o defensor de 22 anos, que é visto como um atleta de muito potencial. Em fevereiro, o Esquadrão renovou o vínculo do atleta até até dezembro de 2027.
Contratado em 2020, o defensor já disputou 52 jogos pelo Esquadrão e marcou dois gols. Em 2023, sua temporada com mais jogos pelo profissional, foram 24 partidas disputadas. Este ano, Gabriel entrou em campo doze vezes e marcou um gol. Na última terça-feira, ele foi titular ao lado de Cuesta, e se destacou, sendo escolhido para a seleção da rodada.
Natural de Andradina (SP), Gabriel Lhman Xavier começou nas divisões de base do Mirassol, onde se profissionalizou em 2019 após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior, porém, atuou apenas um jogo pelo time principal e foi emprestado ao FC Famalicão, de Portugal, onde disputou 21 partidas pela equipe Sub-19, marcando dois gols, e um jogo pela equipe Sub-23.
Foi contratado pelo Bahia em 2020, inicialmente por empréstimo do Mirassol, para reforçar o time sub-20, passando também pelo sub-23 antes de chegar ao time principal, sendo adquirido em definitivo no início de 2022 junto ao clube paulista.