Após determinar a manutenção da torcida única para os clássicos Ba-Vis esse ano, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) voltou a se reunir na última quarta-feira para debater novamente o tema e avaliar a possibilidade de retorno da torcida mista. Segundo informação do ge, o encontro foi presidido pela promotora de Justiça Thelma Leal e contou com a presença do chefe de gabinete do MP, Pedro Maia, e do secretário estadual de Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner.
O primeiro jogo entre Bahia e Vitória está agendado para o dia 18 de fevereiro, no Estádio Manoel Barradas, pela sétima rodada do Campeonato Baiano. Inicialmente, o clássico está definido para ser com torcida única. A promotora de Justiça informou que o MP vai promover reuniões com representantes de todas as instituições envolvidas com a segurança nos estádios baianos na próxima semana.
“Teremos que atender a alguns critérios urgentes, que incluem não somente o aumento do efetivo policial nos estádios e no entorno, mas também medidas como ampliação do número de agentes de trânsito para interdição das vias antes dos jogos e elaboração de planos individuais antes de cada partida, com definição de critérios objetivos incluindo dados sobre o público esperado, mando de campo, desempenho do clube e avaliação do sistema de segurança”, detalhou Thelma Leal.
“A tentativa desse retorno é um esforço coletivo de todos os atores envolvidos. Nosso objetivo é garantir ao torcedor que no dia dos jogos tudo transcorra na absoluta paz”, disse Pedro Maia.
“Queremos o melhor espetáculo e a proteção dos torcedores. Daqueles que pregam a paz. Acreditamos na integração das Forças de Defesa Social e estaremos com nossas equipes policiais e de bombeiros prontas para atuar no cenário que for definido”, complementou Marcelo Werner.